A Repsol iniciou, na Estação de Serviço de Alcochete, um teste piloto com diesel 100% renovável em 53 viaturas, com objetivo de avaliar o desempenho do diesel renovável e a sua capacidade de redução de emissões
O teste foi realizado em colaboração com frotas de empresas líderes, como Coca-Cola, DPD, Elis e LIDL, bem como com operadores logísticos como a Atlantic Cargo, HAVI, Transportes J Amaral e Transportes Florêncio Silva. Durante três meses, vão ser utilizados mais de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável, com uma poupança de mais de 1.100 toneladas de emissões de CO2, que equivale a cerca de 27 viagens de avião de Lisboa a Nova Iorque.
Desde 2022, a multienergética tem vindo a executar vários testes pilotos, em Espanha, de modo a descarbonizar o transporte rodoviário pesado.
A Repsol está a tomar medidas decisivas para liderar a transição energética, investindo em projetos de produção de combustíveis renováveis em larga escala. A companhia está a construir, em Espanha, nas suas instalações em Cartagena, Região de Múrcia, a primeira fábrica de produção de biocombustíveis avançados, que permitirão a produção de 250 mil toneladas anuais de combustíveis a partir de resíduos como os óleos alimentares usados. A fábrica irá produzir biocombustíveis avançados, através de vários tipos de resíduos, principalmente provenientes da indústria agroalimentar, tais como óleos alimentares usados, como parte do processo de transição para uma economia mais circular. A construção deverá estar concluída na segunda metade deste ano.