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No âmbito do protocolo celebrado entre a Repsol e a Administração do Porto de Lisboa (APL), assistimos a um momento histórico para o setor marítimo com o primeiro abastecimento do novo produto da Repsol MarPro e+ B20, entregue na Instalação da multienergética no Terminal de Líquidos de Banática.

Com o objetivo de ser uma empresa neutra em carbono até 2050, a Repsol realizou o primeiro carregamento de 400 litros do novo produto, com incorporação de 20% de biocombustíveis HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), afirmando, mais uma vez, a sua forte aposta no desenvolvimento de combustíveis renováveis - um dos pilares fundamentais para a mobilidade do futuro. 

O HVO é derivado de resíduos alimentares e de outras matérias-primas sustentáveis, o que o torna uma opção ecologicamente correta para a indústria de transporte marítimo. A Repsol tem trabalhado incansavelmente para encontrar soluções alternativas aos combustíveis fósseis, bem como para os segmentos que não podem ser eletrificados, como é o caso do setor marítimo, e esta parceria com a APL é um passo importante nessa direção.

A incorporação e utilização de combustíveis renováveis reduzirá significativamente as emissões de gases de efeito estufa e melhorará a qualidade do ar nos portos, além de ser uma alternativa mais sustentável e viável economicamente. A indústria náutica é responsável por uma parte significativa das emissões globais de gases de efeito estufa, por isso a utilização destes combustíveis é um passo significativo para reduzir a pegada de carbono do setor e alcançar os objetivos de sustentabilidade.

A Repsol está comprometida em fornecer soluções sustentáveis ​​para o setor e continuará a trabalhar em colaboração com parceiros para o fazer. Esta conquista é um marco significativo no caminho para descarbonização, para a sustentabilidade da indústria e para o nosso planeta.