Área cliente
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 205 310 Para contratar
219 023 479 Se já é Cliente
AdBlue

AdBlue: como colocar no carro

AdBlue é uma solução líquida usada nos sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) em veículos a gasóleo. Por ser uma solução não tóxica, o AdBlue é utilizado para reduzir as emissões nocivas de óxidos de nitrogénio. É composto por ureia (32,5%) e água (67,5%) ionizada, injetada no sistema de exaustão, onde reage com o óxido de nitrogénio, convertendo-o em nitrogénio inofensivo e vapor de água. Os carros a gasóleo com depósitos AdBlue reduzem substancialmente as emissões de gases poluentes.

Como abastecer o veículo com AdBlue?

 

Nem todos os veículos têm o depósito no mesmo local, em função do modelo do depósito poderá estar junto ao bocal de enchimento do combustível, na mala ou até mesmo no compartimento do motor. Por isso, consulte sempre o manual do proprietário para obter instruções específicas

Quando o depósito está junto ao bocal de enchimento de combustível, é identificado por uma cor diferente, normalmente azul. A rede de Estações de Serviço da Repsol conta com mais 90 Estações de Serviço que disponibilizam esta solução em bomba. Nestes casos, o abastecimento torna-se mais simples, uma vez que segue a mesma lógica que o abastecimento de combustível, através de uma ponteira (pistola). Porém, nas lojas da Repsol também poderá encontrará embalagens de 5 e 10 litros de Repsol AdBlue, que poderá levar para casa e abastecer à medida que for necessário.

Ao manusear o AdBlue, é importante tomar algumas precauções para garantir a sua segurança e evitar danos no seu veículo. Atente nos seguintes cuidados essenciais:

  1. Guarde o AdBlue num local fresco e seco, ao abrigo da luz solar direta.
  2. Utilize apenas recipientes aprovados para armazenar e transportar AdBlue, como os que são vendidos nas lojas das Estações de Serviço da Repsol.
  3. Não misture AdBlue com outras substâncias ou água. Utilize apenas AdBlue que cumpra a norma ISO 22241.
  4. Use luvas e proteção para os olhos ao manusear o AdBlue, evitando a irritação da pele e dos olhos.
  5. Se derramar AdBlue, limpe-o imediatamente com água. O AdBlue não é prejudicial para o meio ambiente, mas pode corroer alguns materiais.
  6. Não encha depósitos AdBlue com nada além de AdBlue, pois isso pode danificar o sistema SCR do seu veículo.
  7. Verifique regularmente o nível do depóstio AdBlue e encha-o antes de acabar para evitar danos no sistema SCR do seu veículo;
  8. Siga as recomendações do fabricante para o seu veículo específico em relação ao uso e manuseio do AdBlue.

O que acontece quando o veículo não tem AdBlue?

 

Caso o seu carro não tenha instalado um catalisador SCR, quer dizer que não necessita de AdBlue, pelo que será normal não ter esta solução. Porém, se a viatura tiver instalado um catalisador SCR e o depósito estiver vazio, o motor não arranca, pois ficará bloqueado em termos eletrónicos.

Como poderei ver o nível de AdBlue do carro?

 

A grande maioria dos automóveis avisa nos painéis quando o nível de AdBlue está baixo. Todavia, se o carro não dispuser deste sistema de alerta, poderá fazer as contas, que são simples: em média, um automóvel consome entre 1.5 e 2.5 litros de AdBlue por cada 1.000 quilómetros percorridos, tendo em consideração que na grande maioria dos veículos o depósito desta solução tem capacidade entre 10 e 20 litros, deverá colocar entre cada 5.000 a 10.000 quilómetros.

Caso coloque AdBlue no depósito de combustível, o que devo fazer?

 

Caso se aperceba enquanto está a abastecer, para imediatamente e não coloque o motor a funcionar, pois o AdBlue não é um combustível. Não deverá tentar diluir o AdBlue com água e, muito menos, misturar com outros aditivos. Deverá contactar um uma oficina especializada e aguardar indicações.