O paradigma da energia está a mudar, o consumidor pode ser, agora, também, produtor, com as soluções de geração de energia própria. Com os preços da energia a aumentar nos mercados grossistas, nunca fez tanto sentido como agora conhecer os apoios e incentivos ao autoconsumo de energias renováveis. Neste artigo, explicamos como pode tirar partidos destas medidas e reduzir a sua fatura de energia.
Existe uma série de apoios que estimulam o autoconsumo de energias renováveis e são estabelecidos, e revistos, pelo Governo, todos os anos. Dentro dos fundos existentes, destaca-se o Fundo Ambiental, cujo objetivo passa pela conservação da natureza, da biodiversidade e do combate às mudanças climáticas. Apresentamos alguns apoios:
As próprias autarquias têm, também, uma série de apoios e incentivos complementares aos nacionais, de maneira a acelerar a transição energética.
Os projetos apresentados sobre o abrigo deste programa deverão ocorrer na morada do beneficiário, sendo que este apenas poderá recorrer a um fornecedor. As candidaturas podem ser apresentadas no website do Fundo Ambiental.
Pode apresentar uma candidatura ao programa qualquer proprietário privado de prédio ou fração autónoma a reabilitar, desde que cumpra as diferentes tipologias de intervenção e apresente os seguintes documentos:
Poderá, ainda, no website Casa Eficiente 2020 estimar as poupanças ambientais e financeiras.
Este programa permite apoiar medidas que estimulem a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis em regime de Comunidades de Energia Renovável (CER) e Autoconsumo Coletivo (ACC).
Poderá aceder a toda a documentação sobre os requisitos necessários e apresentar a sua candidatura na página correspondente do website do Fundo Ambiental.
Desde logo, contratando uma tarifa que lhe ofereça eletricidade 100% renovável, como é o caso do Plano Leve e do Plano Viva da Repsol, e procurar um equilíbrio entre o consumo energético e a utilização dos serviços básicos necessários ao quotidiano. A eficiência energética é a chave para a sustentabilidade dos recursos, da transição energética e da poupança na fatura de energia, uma vez que:
Outras leituras interessantes