O carregamento de carros elétricos em espaços privados, em condomínio ou em casa, é uma ótima forma de poupar tempo e dinheiro, uma vez que não paga os custos associados ao operador de ponto de carregamento elétrico (OPC), nem ao cartão CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), apenas o custo da tarifa que tem contratada no ponto de entrega.
Embora seja possível carregar um carro elétrico em casa, é necessário possuir certas condições mínimas. Neste artigo, vamos analisar os principais aspetos que deve ter em conta ao carregar o seu veículo elétrico em casa.
A potência contratada desempenha um papel fundamental quando se trata de carregar o seu carro em casa. Refere-se ao volume de eletricidade que o fornecedor coloca à sua disposição para utilização na sua casa. Esta potência afeta diretamente a velocidade de carregamento e a eficiência durante o processo de carregamento do veículo.
Claro que, com um contrato de baixa potência, o carregamento da bateria do carro será mais longo. Isto porque o volume de eletricidade recebido pelo veículo em cada minuto será mais limitado. Além disso, pode levar a sobrecargas na instalação elétrica da casa, caso seja o mesmo ponto de entrega, criando problemas no fornecimento de eletricidade.
Pelo contrário, se tiver uma potência contratada maior, reduzirá o tempo necessário para carregar o seu carro elétrico. Recomendamos que estime quantos kWh necessitará por dia para carregar a bateria do seu veículo elétrico. Desta forma, poderá ajustar a potência contratada que tem para a sua casa, de acordo com estas necessidades, ou então, contratar um novo ponto de entrega, caso haja viabilidade para tal.
Recordar que quanto maior for a potência contratada, maior será o custo que pagará por essa disponibilidade.
Perante a possibilidade de carregar um carro em casa, surge frequentemente a mesma questão: quanto custa carregar um carro elétrico em casa? Caso pretenda utilizar o mesmo ponto de entrega, para saber quanto custa, terá de verificar a sua tarifa de eletricidade.
Se tiver contratado uma tarifa fixa, como, por exemplo, o Plano Leve da Repsol, pagará o mesmo pelo kWh, em função do ciclo horário que escolheu. Por conseguinte, o custo do carregamento irá variar conforme, por um lado, a tarifa que selecionou, por outro o horário em que o efetua o mesmo. Se está, neste momento, a equacionar comprar um veículo elétrico e instalar uma solução de carregamento em casa deverá ter em consideração:
Um dos aspetos fundamentais de poder carregar o seu carro elétrico em casa é ter um ponto de carregamento, também conhecido como carregador. Um ponto de carregamento permite-lhe ligar-se à eletricidade e carregar o seu veículo de forma segura e eficiente.
Existem diferentes tipos de carregadores. Cada um tem as suas próprias caraterísticas e adequa-se às necessidades específicas de cada utilizador. Os mais comuns são:
São os mais básicos e económicos do mercado. São fáceis de instalar e podem carregar o seu veículo elétrico em cerca de oito horas.
Estes são um pouco mais complexos e requerem uma instalação especializada. Entre as suas vantagens destaca-se o facto de serem mais rápidos do que os carregadores plug-in e poderem carregar o seu carro elétrico em cerca de quatro horas.
Quer conte com uma garagem privada, quer não, poderá carregar o seu carro elétrico em casa. Como mencionámos noutro artigo, a lei permite a instalação de pontos de carregamento numa garagem de condomínio.
A principal diferença entre as duas opções será o custo de instalação. É possível que, numa garagem de condomínio, a instalação seja mais cara. O fator que aumenta o valor da instalação é a distância entre o contador e o lugar de estacionamento.
Como vimos ao longo deste artigo, há uma série de princípios básicos que tem de conhecer no que toca a carregar o seu veículo em casa. A potência contratada, o ponto de carregamento, a tarifa de eletricidade ou a instalação desempenham um papel vital. Tenha estes pontos em mente e poderá carregar o seu carro elétrico em casa ao melhor preço e de forma fácil e rápida.
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