Área cliente
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 205 310 Para contratar
219 023 479 Se já é Cliente
carro híbrido

Carro híbrido vale a pena?

São cada vez mais os pontos de carregamento para viaturas elétricas (PCVE) no país. Os portugueses, tal como outros cidadãos europeus, começam a render-se à mobilidade elétrica e a procurar novas soluções de mobilidade. No mercado, existem já várias soluções para dar o primeiro passo, uma delas, que podemos designar de intermédia, é o carro híbrido.

Os carros híbridos são veículos com um motor de combustão interna, na maior parte das vezes a gasolina, e um motor elétrico, que permite com que o motor a combustão funcione a baixas rotações ou, em alguns momentos, deixe mesmo todo o trabalho de mobilidade da viatura para o motor elétrico.

Mas será que um carro híbrido vale mesmo a pena?

 

Eficiência energética, condução silenciosa e baixas emissões de gases são alguns dos principais benefícios dos carros híbridos. Entre as vantagens de adquirir um carro híbrido destacam-se:

  1. Powertrain: o facto de os carros híbridos apresentarem duas fontes de energia - um motor de combustão interna e um motor elétrico - permite uma melhor gestão da bateria do veículo.
  2. Eficiência de combustível: os carros híbridos são mais eficientes em termos de combustível do que os carros tradicionais movidos a gasolina apenas. O motor elétrico ajuda a reduzir a quantidade de combustível que o motor a gasolina precisa de queimar, resultando em menos emissões e maior poupança.
  3. Emissões: os carros híbridos produzem menos emissões do que os carros tradicionais movidos a combustíveis fósseis. Ao reduzir a quantidade de combustível que o motor a gasolina queima, significa menos libertação de poluentes para a atmosfera.
  4. Travagem regenerativa: os carros híbridos usam um sistema de travagem regenerativa para recuperar energia, significa que, quando trava, o motor elétrico capta a energia sob a forma de calor, que de outra maneira seria perdida, e armazena-a na bateria.
  5. Condução silenciosa: os carros híbridos podem ser conduzidos apenas em modo elétrico. Isto implica que não produzem ruído, sendo perfeitos para uma condução citadina.
  6. Poupança a médio/longo prazo: embora os carros híbridos sejam mais caros do que os carros movidos apenas a combustíveis líquidos, permitem, a longo prazo, uma poupança considerável no custo dos combustíveis.

Tendo em conta o tipo de utilização que vai dar ao seu veículo, pode valer a pena comprar um carro híbrido, no entanto deverá ter em consideração que existem dois tipos de carros híbridos: os veículos híbridos Plug-in (PHEV), em que a bateria pode ser carregada e os veículos híbridos (HEV), em que não é possível carregar a bateria, esta é carregada através do sistema de travagem.

Com os avanços da tecnologia das baterias, os carros híbridos têm vindo a tornar-se cada vez mais populares e acessíveis, constituindo já uma excelente opção para quem quer economizar e reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo que pretende garantir comodidade na sua mobilidade.

Como funcionam os carros híbridos?

 

Um carro híbrido funciona através do uso alternado de motor a gasolina ou gasóleo e um motor elétrico, sendo que as duas fontes de energia trabalham em conjunto para fornecer energia às rodas:

  1. O motor a gasolina ou gasóleo fornece energia às rodas através da transmissão, enquanto o motor elétrico fornece energia adicional às rodas sempre que necessário. Este último é alimentado por uma bateria carregada pelo motor e por travagem regenerativa, convertendo o calor em eletricidade.
  2. Controle por computador: os carros híbridos possuem um sofisticado sistema de computador que controla o motor a combustão e o motor elétrico, visando otimizar a eficiência de combustível e o gasto de energia. Assim, o sistema de computador monitoriza constantemente o desempenho do carro e ajusta a potência do motor e do motor elétrico para oferecer o melhor equilíbrio entre potência e economia de combustível.
  3. Alguns carros híbridos também podem ser conduzidos exclusivamente em modo elétrico a baixas velocidades. O que significa que o motor a gasolina é desligado e o carro é movido exclusivamente pelo motor elétrico, característica muito útil tanto para conduzir em cidade como para controlar as emissões, minimizando a crescente preocupação com os impactos ambientais.

Através da complementaridade entre o motor a gasolina ou gasóleo e o motor elétrico, os carros híbridos são um transporte eficiente, que reduzem os gastos com combustível e as emissões de gases poluentes, constituindo, por isso, uma opção cada vez mais interessante.

Vale a pena utilizar um híbrido para minimizar os efeitos climáticos?

 

A resposta a esta pergunta não é, de todo, fácil. Para respondermos, necessitamos de analisar toda a cadeia de valor dos carros híbridos, desde o momento da extração da matéria-prima para a produção das baterias, neste caso o lítio, a energia que é utilizada, por exemplo, se a eletricidade tem, ou não, origem 100% renovável ou, ainda, se os combustíveis líquidos são renováveis.

Para além de todos estes fatores que devem ser considerados, é também de extrema importância o tipo de condução e o trajeto que fazemos todos os dias e, também, o clima do país devido às trocas térmicas perdidas ou necessárias.

Para ajudar a compreender todos estes fatores, a Concawe e o IFP Energies Nouvelles desenvolveram, em conjunto, um simulador digital para veículos ligeiros, de maneira a calcular o impacto ambiental.