São cada vez mais os pontos de carregamento para viaturas elétricas (PCVE) no país. Os portugueses, tal como outros cidadãos europeus, começam a render-se à mobilidade elétrica e a procurar novas soluções de mobilidade. No mercado, existem já várias soluções para dar o primeiro passo, uma delas, que podemos designar de intermédia, é o carro híbrido.
Os carros híbridos são veículos com um motor de combustão interna, na maior parte das vezes a gasolina, e um motor elétrico, que permite com que o motor a combustão funcione a baixas rotações ou, em alguns momentos, deixe mesmo todo o trabalho de mobilidade da viatura para o motor elétrico.
Eficiência energética, condução silenciosa e baixas emissões de gases são alguns dos principais benefícios dos carros híbridos. Entre as vantagens de adquirir um carro híbrido destacam-se:
Tendo em conta o tipo de utilização que vai dar ao seu veículo, pode valer a pena comprar um carro híbrido, no entanto deverá ter em consideração que existem dois tipos de carros híbridos: os veículos híbridos Plug-in (PHEV), em que a bateria pode ser carregada e os veículos híbridos (HEV), em que não é possível carregar a bateria, esta é carregada através do sistema de travagem.
Com os avanços da tecnologia das baterias, os carros híbridos têm vindo a tornar-se cada vez mais populares e acessíveis, constituindo já uma excelente opção para quem quer economizar e reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo que pretende garantir comodidade na sua mobilidade.
Um carro híbrido funciona através do uso alternado de motor a gasolina ou gasóleo e um motor elétrico, sendo que as duas fontes de energia trabalham em conjunto para fornecer energia às rodas:
Através da complementaridade entre o motor a gasolina ou gasóleo e o motor elétrico, os carros híbridos são um transporte eficiente, que reduzem os gastos com combustível e as emissões de gases poluentes, constituindo, por isso, uma opção cada vez mais interessante.
A resposta a esta pergunta não é, de todo, fácil. Para respondermos, necessitamos de analisar toda a cadeia de valor dos carros híbridos, desde o momento da extração da matéria-prima para a produção das baterias, neste caso o lítio, a energia que é utilizada, por exemplo, se a eletricidade tem, ou não, origem 100% renovável ou, ainda, se os combustíveis líquidos são renováveis.
Para além de todos estes fatores que devem ser considerados, é também de extrema importância o tipo de condução e o trajeto que fazemos todos os dias e, também, o clima do país devido às trocas térmicas perdidas ou necessárias.
Para ajudar a compreender todos estes fatores, a Concawe e o IFP Energies Nouvelles desenvolveram, em conjunto, um simulador digital para veículos ligeiros, de maneira a calcular o impacto ambiental.