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Carros a hidrogénio: tudo o que precisa de saber  

Transporte eficientes e sustentáveis estão na ordem do dia. Cada vez mais procurados, são opções que asseguram o equilíbrio do planeta, ao mesmo tempo que respondem às necessidades do mundo moderno. Os carros elétricos, e mais recentemente veículos movidos a combustíveis 100% renováveis, têm sido uma enorme aposta dos fabricantes, no entanto a evolução é rápida e, atualmente, há quem olhe para os carros a hidrogénio como o futuro. 

Embora em Portugal ainda sejam uma realidade distante, no centro da Europa e, especialmente, na Ásia começam a ser bastante comuns. Neste artigo, explicamos como funcionam, quais as vantagens e desvantagens e o que os distingue dos carros elétricos. 

Como são os veículos a hidrogénio? 

 

Os veículos a hidrogénio, também conhecidos como FCEV (tecnologia Full Cell Electric Vehicle) utilizam o hidrogénio fonte de energia. A energia é produzida pelas em células de combustível, com recurso a hidrogénio, em oposição aos veículos elétricos que utilizam a energia da rede, armazenada nas baterias, normalmente de lítio. 

O funcionamento dos veículos a hidrogénio assenta numa célula de combustível, que converte o hidrogénio gasoso e o oxigênio do ar em eletricidade através de reações químicas, que geram vapor de água. Essa eletricidade é usada para alimentar o motor elétrico do veículo. 

Dadas as suas características estes carros produzem zero emissões e apresentam um enorme potencial no que se refere a soluções de transporte limpas e sustentáveis. Ainda assim, e apesar das inúmeras vantagens, este tipo de veículos apresenta alguns desafios relacionados com as infraestruturas, custos e eficiência energética. 

Assim, a adoção de veículos a hidrogénio dependerá do desenvolvimento contínuo da tecnologia, dos esforços para expandir as infraestruturas de abastecimento e das políticas de apoio em todo o mundo. 

Carros movidos a hidrogénio: vantagens e desvantagens 

 

Esta é uma tecnologia em franca expansão que apresenta uma série de vantagens, nomeadamente no que se refere à não emissão de gases poluentes. No entanto, por ainda ser uma tecnologia em desenvolvimento apresenta algumas desvantagens, nomeadamente relacionadas com os custos de aquisição/produção. 
Das vantagens dos carros movidos a hidrogénio são de destacar: 

  1. Emissões zero: os FCEVs produzem apenas água como subproduto, o que significa que não emitem poluentes locais, contribuindo para a melhoria substancial da qualidade do ar e promovendo a sustentabilidade do planeta; 
  2. Rápido abastecimento: o abastecimento de hidrogénio é rápido, levando apenas alguns minutos, semelhante ao abastecimento de veículos a gasolina ou diesel, em comparação com os tempos de recarga mais longos de veículos elétricos com baterias (BEVs). 
  3. Autonomia comparável: FCEVs têm uma autonomia comparável a veículos a gasolina ou diesel, normalmente variando de 450 a 600 quilómetros com um único tanque de hidrogénio. 
  4. Menos dependência de baterias: ao contrário dos BEVs, que dependem de grandes baterias de lítio, os FCEVs não sofrem com a degradação da bateria ao longo do tempo, o que pode aumentar a vida útil do veículo e reduzir a poluição na produção. 
  5. Potencial de uso industrial: a tecnologia de células de combustível de hidrogénio tem aplicações em veículos comerciais, como autocarros e camiões, onde a alta autonomia e o rápido reabastecimento podem ser vantajosos. 
Carros a hidrogénio: tudo o que precisa de saber

Apesar das inúmeras vantagens, existem algumas desvantagens que importa realçar: 

  1. Infraestrutura limitada: as infraestruturas de abastecimento de hidrogénio são ainda muito limitadas, o que torna a disponibilidade de hidrogénio um desafio, especialmente fora de áreas urbanas. Para além disso, a construção de estações de abastecimento é dispendiosa e demorada. 
  2. Custos iniciais elevados: os FCEVs costumam ser mais caros para comprar do que veículos movidos a combustíveis fósseis, ou até mesmo do que BEVs. No entanto, os custos estão a diminuir à medida que a tecnologia avança e a produção em massa aumenta. 
  3. Produção de hidrogénio requer energia: a produção de hidrogénio a partir de fontes convencionais envolve, muitas vezes, o uso de combustíveis fósseis, o que pode resultar em emissões de dióxido de carbono, a menos que seja produzido de forma sustentável por meio de eletrólise da água usando energia renovável, porém os custos de produção aumentam exponencialmente desta forma, pelo menos nesta fase. 
  4. Armazenamento e manuseio seguro: o hidrogénio é altamente inflamável e requer cuidados especiais em termos de armazenamento e manuseio, o que pode levantar preocupações de segurança. 

Em resumo, os carros a hidrogénio têm vantagens ambientais e o seu reabastecimento é rápido, mas também enfrentam desafios significativos, como a infraestrutura limitada e a eficiência energética inferior. A adoção desses veículos depende do desenvolvimento contínuo da tecnologia, do investimento em infraestrutura de abastecimento e das políticas de apoio em todo o mundo. 

Os carros a hidrogénio estão disponíveis no mercado? 

 

Sim, carros movidos a hidrogénio, estão disponíveis no mercado, embora sejam ainda pouco comuns. A sua disponibilidade pode variar significativamente de acordo com a região e o país. Em Portugal a oferta de postos de abastecimento é reduzida, o que dificulta a aquisição deste tipo de veículos. No entanto, prevê-se a instalação contínua de postos de abastecimento em território nacional até 2030. Em todo o mundo existem cerca de 1000 postos de abastecimento, concentrados, essencialmente, no Japão, China, Coreia do Sul e Alemanha. 

Carros a hidrogénio ou elétricos? 

 

A escolha entre carros a hidrogénio e carros elétricos depende de várias considerações, não existindo uma resposta única que seja a melhor para todos. Para além disso, o futuro não passa apenas por este tipo de veículos. Os veículos movidos com combustíveis 100% renováveis também têm ganho espaço nos últimos tempos, devido ao desenvolvimento tecnológico, e são hoje uma alternativa que deverá ser considerada para o futuro da mobilidade. Cada tecnologia tem as suas vantagens e desvantagens, e a decisão deve ser baseada em necessidades individuais, preferências e circunstâncias.

Custos operacionais baixos, ampla disponibilidade de postos de recarga e eficiência energética tornam os BEVs bastante atrativos. Em contrapartida, os FCEVs são mais rápidos a carregar, apresentam uma maior autonomia, comparável a carros a diesel e a gasolina. Apesar destes pontos positivos, os carros a hidrogénio apresentam custos de aquisição muito elevados e a inexistência de postos de abastecimento pelo país tornam a sua compra muito pouco apetecível.

A mobilidade está a sofrer enormes alterações. Considerar alternativas limpas e sustentáveis é, cada vez mais, uma prioridade e as alternativas começam também a ser cada vez mais diversificadas.

A decisão entre um carro a hidrogénio e um carro elétrico depende das suas prioridades, da disponibilidade de infraestruturas na sua região e das condições locais. Para a maioria dos consumidores, os carros elétricos (BEVs) são a escolha mais prática e económica, mas os carros a hidrogénio (FCEVs) ainda podem ser uma opção viável, especialmente para aplicações comerciais e em regiões com infraestrutura de hidrogénio bem desenvolvida.