Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
caução garrafa de gás

Caução garrafa de gás: tudo o que precisa de saber

As garrafas de gás, devido à sua versatilidade e facilidade de manuseamento, assumem-se como uma fonte de energia essencial para milhares de pessoas em Portugal, que confiam nesta fonte de energia para as suas necessidades energéticas, necessidades essas que em algumas regiões não são suprimidas por outras energias.

Na produção das garrafas de gás, existe um conjunto de tecnologias e processos que permitem garantir a segurança dos seus utilizadores e armazenar os GPL (Gases de Petróleo Liquefeitos), dos quais os mais conhecidos são o Propano e o Butano.

Neste mercado do gás embalado, é a energia que é comercializada, neste caso os gases Propano e Butano, não a garrafa de gás, per se, e, por isso, é paga a designada caução.

O que é a caução da garrafa de gás?

 

A caução da garrafa de gás, ou botija de gás, é um valor adicional referente ao equipamento que é pago pelo consumidor. No momento da compra da garrafa, o comercializador deverá emitir um documento comprovativo de pagamento da caução, para que o valor possa ser devolvido após a devolução da garrafa.

A existência de uma caução botija de gás funciona como um incentivo para que os consumidores devolvam a botija de gás usada (vazia), garantindo o devido reaproveitamento da mesma e, contribuindo, assim, para a economia circular.

Como funciona a devolução da caução da garrafa de gás?

 

Importante explicar que não necessita de pagar uma caução sempre que pretende uma nova carga de gás. Para tal, basta apresentar a botija de gás vazia. Caso não o faça, aí sim, terá de adquirir uma nova garrafa de gás, pagando, novamente, o valor adicional referente à caução.

No entanto, se o que pretende é, de facto, recuperar o valor da caução, e não uma recarga de gás, poderá ligar para o serviço de Apoio ao Cliente da Repsol, através do 800 200 700, explicando que pretende entregar uma ou mais garrafas.

O valor da caução é igual para todas as garrafas de gás?

 

Não. O valor da caução da garrafa de gás varia em função da dimensão da mesma. Por exemplo, o valor da caução de uma garrafa de 45 kg de Propano da Repsol é distinto do valor da caução de uma garrafa K11 de Butano. O montante está estipulado no documento comprovativo da caução, pelo que deverá confirmar o mesmo.

Se mudar de comercializador de gás embalado tenho de pagar nova caução?

 

Não, uma vez que já efetuou o pagamento da caução, não terá de pagar novamente a caução se pretender uma garrafa de gás de outra comercializador. Os comerciantes são obrigados a receber a garrafa vazia em troca de uma cheia, caso a garrafa seja do mesmo tipo, mesmo que a marca seja distinta, e não terá de pagar uma nova caução.

Na plataforma QueroGás de venda online de garrafas de gás, poderá trocar para a Repsol, sem ter de pagar, novamente, a caução. Apenas terá de garantir que a garrafa é do mesmo tipo.

Caso não tenha o documento comprovativo da caução não recebo o valor?

 

Caso tenha o documento de pagamento da caução, recebe o valor nele inscrito. No entanto, mesmo sem este documento, poderá recuperar parte do valor da garrafa, sem necessitar de documento de pagamento da caução e contribuir para a circularidade. Para tal, apenas terá de:

  • Ligar para o 800 200 700, a linha de Apoio ao Cliente da Repsol, explicando que pretende entregar uma ou mais garrafas, mas que não tem o documento comprovativo da caução.
  • Este serviço de Apoio ao Cliente enviará uma SMS número solicitado pelo Cliente, com um código e valor que irá receber, em função da tipologia da garrafa.
  • Depois, apenas terá de apresentar a SMS a um Distribuidor Repsol e receberá o valor mencionado na SMS.