Área cliente
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 205 310 Para contratar
219 023 479 Se já é Cliente
Carro GPL vs gasolina ou gasóleo: como escolher?

Quais as cidades que mais apoiam a mobilidade elétrica em Portugal?

A mobilidade elétrica em Portugal tem evoluído significativamente nos últimos anos, embora a sua implementação ainda apresente variações regionais acentuadas. Um dos principais desafios é a existência de uma rede de carregamento mais homogénea e uniformemente distribuída pelo território. Conheça melhor o panorama nacional e quais as cidades que mais se destacam nesta área. 

 

Que tipos de apoios os municípios podem conceder? 

Para além de poderem promover e participar nos esforços de instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos, os municípios apostam também na oferta de benefícios no estacionamento deste tipo de veículos. Assim, encontramos municípios onde o estacionamento é gratuito: Beja, Funchal, Guimarães, Lisboa, Loures, Mirandela, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Póvoa do Varzim, Ribeira Brava, Setúbal, Vila Real. Há outros municípios que optaram por dar um desconto, nomeadamente, Funchal e Porto.  

 

Quais as cidades com mais pontos de carregamento para viaturas elétricas (PCVE)? 

Há uma grande discrepância no número de postos de carregamento elétrico em Portugal disponíveis por cidade/concelho, como seria de esperar. No continente e regiões autónomas há 4761 postos, 8409 pontos de carregamento e 10 080 tomadas (em abril 2024). As 10 áreas com mais pontos de carregamento são:

-

Dados de 09/05/2024. Devido ao grande dinamismo do setor, é natural que estes dados possam ficar desatualizados a qualquer momento.

Na Europa, quais as cidades mais avançadas na mobilidade elétrica? 

Várias cidades europeias destacam-se como líderes em mobilidade elétrica, implementando infraestruturas avançadas e políticas sustentáveis que promovem o uso de veículos elétricos e melhoram a qualidade de vida urbana. As cidades apresentadas a seguir são boas referências nesta área fundamental para o futuro (dados de 2022). 

  1. Oslo é líder em densidade de carregadores, com 5.47 por km² e maior número de pontos por mil habitantes, com 3,98. 
  2. Londres tem 3,14 carregadores por km² e 0,56 carregadores por mil habitantes. 
  3. Amesterdão apresenta 2.24 pontos de carregamento por km² e 0,67 por mil habitantes. 
  4. Lisboa surge bastante destacada entre as cidades europeias com mais pontos de carregamento por mil habitantes que Amesterdão e Londres, 0,71, e 2,09 carregadores por km². 
  5. Bruxelas tem uma impressionante densidade de 1,35 carregadores por km² e 0,18 por mil habitantes. 

 

5 passos para escolher a melhor cidade para a mobilidade elétrica 

Ao selecionar as cidades ideais para a mobilidade elétrica, considere alguns aspetos importantes para ajudar a garantir que beneficia das vantagens destes veículos. 

Oferta de PCVE: descubra se a cidade possui uma boa rede de postos de carregamento. Para além da quantidade, descubra também a variedade das opções, como os carregadores rápidos e ultrarrápidos. 

Benefícios municipais e política de mobilidade: procure por isenções ou reduções das taxas de estacionamento, assim como qualquer apoio nesta área. Entenda também se existem outras opções de transporte elétrico, quer sejam coletivos ou pessoais, como bicicletas e scooters elétricas. 

Habitação preparada para carregar o veículo: entenda de que forma a infraestrutura residencial é compatível com a instalação de carregadores domésticos ou se já a possui. 

Compromisso com um futuro sustentável: considere o compromisso geral da cidade com a sustentabilidade. Cidades com fortes políticas de redução de emissões de carbono e que promovem ativamente a mobilidade elétrica são mais propensas a continuar a investir em infraestruturas e a criar incentivos. 

Acesso a serviços técnicos e manutenção: investigue a existência de oficinas especializadas, a presença de representantes oficiais das marcas e, idealmente, uma comunidade online capaz de ajudar na nova área. 

 

Se ainda não aderiu à Mobilidade elétrica, deverá considerar todas as suas potencialidades, vantagens e programas de apoio. Da nossa parte, pode contar com uma extensa rede, sempre em crescimento, de pontos de carregamento nas Estações de Serviço da Repsol.