Os combustíveis renováveis são parte essencial para a descarbonização da mobilidade. Hoje em dia, esta solução já não é utópica, com provas dadas em diferentes setores, nomeadamente em frotas de transporte. Algumas Estações de Serviço da Repsol na península ibérica já disponibilizam esta solução energética e a tendência passa por incrementar a disponibilização deste combustível gradualmente.
Para atingir as zero emissões líquidas em 2050, assim como reduzir, consistentemente, as emissões, ano após ano, são necessárias soluções diversas que combinem diferentes energias, como os combustíveis renováveis.
A eletrificação dos veículos é já um passo importante para tornar as deslocações mais sustentáveis. No entanto, a redução de emissões de CO2 não precisa de estar restrita apenas a esta solução. Aliás, nos veículos pesados de mercadorias e na aviação, a eletrificação ainda não é uma solução viável. Por isso, os combustíveis neutros em carbono podem ter uma contribuição muito mais rápida para atingirmos as metas dos níveis de descarbonização estabelecidas. Para além de chegar a mais tipos de transportes, como por exemplo a aviação, podem ser também usados nos veículos ligeiros em circulação que não são elétricos, uma vez que este tipo de combustível é compatível com motores com tecnologia XTL, sem necessidades de de qualquer modificação nos motores ou nas infraestruturas de distribuição e abastecimento existentes. Se ainda não conhece os combustíveis renováveis, pode esclarecer todas as suas dúvidas neste artigo.
Os combustíveis renováveis são combustíveis de origem não fóssil, com emissões de CO2 nulas ou muito limitadas. Estes podem ser fabricados a partir de matérias-primas circulares e de origem orgânica. Os combustíveis conseguem oferecer-nos vários benefícios, sendo as vantagens ambientais as mais óbvias. Podem também ser utilizados em veículos em circulação, sem necessidade de terminar com os motores a combustão e aproveitar as infraestruturas já existentes. Estas duas características são bastante importantes, uma vez que a transição energética deverá ser abrangente, sem negligenciar nenhum estrato social. Isto significa que a implementação dos combustíveis 100% renováveis pode ser rápida e sem necessitar de um grande investimento inicial.
Existem essencialmente dois tipos de combustíveis renováveis:
O objetivo, agora, para governos e empresas europeias é a descarbonização e tornar as emissões de carbono neutras. Por isso, as novas alternativas substituíram as baixas pelas zero emissões. No caso dos biocombustíveis, estes contribuem para uma redução de emissões nos transportes. A redução destas emissões consegue ir até aos 96% comparados com os combustíveis a diesel. Já os e-fuels, que advém de fontes 100% renováveis, emitem zero emissões líquidas.
Os custos de produção dos combustíveis neutros em carbono estão a tornar-se cada vez mais reduzidos, devido ao grande investimento tecnológico. Inevitavelmente, o preço para o consumidor final vai também começar a baixar, a partir do momento que as produções destes combustíveis ganhem escala. Até 2030, espera-se que o preço para estas alternativas ronde 1,20 e 1,40 euros por litro. Já para 2050, as metas colocam o preço dos combustíveis renováveis abaixo de um euro. Por isso, com o preço elevado dos combustíveis fósseis, devido aos impostos associados, esta solução é mais barata.
O facto de se poderem utilizar as infraestruturas já existentes faz com que rapidamente a redução deste combustível não se fique apenas pelas emissões. Mas também afete o seu preço.
A Repsol tem em curso um teste piloto para testar os combustíveis renováveis. Para além de testar a capacidade destes combustíveis para reduzir as emissões de CO2, este teste pretende verificar a eficácia e a eficiência nos carros. Neste momento, fazem parte do teste cerca de 60 viaturas abastecidas com HVO (óleo vegetal hidrogenado), sem quaisquer alterações relevantes no consumo ou potência dos motores. De realçar ainda que, durante este teste, cada camião pesado de mercadorias evitou a emissão correspondente a 150 toneladas anuais de CO2 equivalente.
Nos veículos a gasolina, a combustão dá-se através de uma faísca produzida pela vela de ignição. Os combustíveis neutros em carbono não precisam desse processo e saltam a etapa do intermediário. Neste caso, o processo de combustão ocorre a partir do calor libertado quando o ar é altamente comprimido na câmara de combustão. Dado que não precisam da vela de ignição e a combustão é mais rápida, fornecem potencialmente, mais potência aos motores.
Atualmente, estes combustíveis estão apenas disponíveis para frotas em 4 estações de serviços em Portugal. A Repsol tornou-se na primeira empresa a comercializar combustível 100% renovável na Península Ibérica. Até ao final do ano, está previsto poder encontrar os combustíveis neutros em carbono em 10 estações de serviço de norte a sul de Portugal e em 50 na Península Ibérica.
Estes combustíveis são um dos pilares da estratégia da Repsol para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas até 2050. A capacidade de produção dos combustíveis renováveis irá rondar os 1,3 milhões de toneladas em 2025. Desta forma, queremos tornar estes combustíveis acessíveis a todas as pessoas. Temos de normalizar o acesso a estas soluções mais amigas do ambiente e dar mais um passo na redução da pegada ecológica de cada um.
Combustíveis renováveis no desporto motorizado de alta competição, é possível?
Nos desportos motorizados, a Repsol está a desenvolver combustíveis renováveis para a equipa Repsol Honda MotoGP, a fim de cumprir o objetivo de utilizar 40% de combustível renovável a partir de 2024 e 100% até 2027.
A multienergética já forneceu combustível renovável a grandes competições, como o Rali Dakar, onde Isidre Esteve conseguiu completar todo o rali com 75% de combustível renovável, e a Fórmula 4 francesa, onde a Repsol fez a primeira competição de monolugares a utilizar 100% de combustível renovável.
O desporto motorizado é um excelente ensaio para este tipo de combustíveis, através de lições aprendidas nas condições mais exigentes, é possível colocar à disposição os melhores produtos para os nossos clientes.
A Repsol fabrica e comercializa biocombustíveis há mais de duas décadas e, desde 2019, incorpora resíduos orgânicos no seu fabrico. Os combustíveis renováveis já estão presentes em todas as Estações de Serviço num teor superior a 11,5% dos combustíveis vendidos, de acordo com a legislação em vigor.
Outras leituras interessantes