O verão está aí à porta e com ele os dias longos e quentes. De facto, é aquela estação do ano que muitos portugueses aguardam, uma vez que em Portugal as temperaturas são amenas na grande parte dos dias do ano. O calor pode ser um problema no que se refere à refrigeração das casas ou escritórios, constituindo um verdadeiro incómodo para toda a família.
O recurso a sistemas de ar-condicionado é, normalmente, a forma mais fácil de manter a temperatura fresca e constante numa casa. No entanto, comprar, instalar e manter este tipo de sistemas, principalmente ser um serviço Apoio, de um dos Planos de Eletricidade e Gás, pode representar um problema no orçamento familiar bastante significativo. Por isso, agora que os dias quentes se aproximam e com eles eventuais ondas de calor, organizámos, neste artigo, algumas recomendações para arrefecer a casa, sem gastar muita energia e, consequentemente, poupar na fatura de energia. Leia o artigo e conheça algumas dicas úteis.
Cores claras, luzes fracas e escuridão durante o dia, ou pelo menos durante as horas de maior calor, são alguns truques para arrefecer a casa nos dias mais quentes. No entanto, a par destas três pequenas dicas existem muitas outras que vão garantir que a sua casa se mantenha fresca, ou pelo menos a temperaturas aceitáveis.
Assegurar a qualidade térmica da sua casa no momento da construção, ou mesmo no momento em que a compra ou arrendam, é meio caminho para evitar muito frio no inverno e muito calor no verão. De facto, o isolamento das casas, num país com pobreza energética, é fundamental para o conforto, mas também para as carteiras das famílias portuguesas. Por isso, caso esteja a construir, ou a renovar, uma habitação assegure-se de que faz as escolhas certas que lhe permitirão poupar no aquecimento ou na refrigeração, tais como:
Apesar destas possibilidades ao nível da estrutura dos edifícios, saiba que existem, ainda, pequenos cuidados a ter no verão que vão garantir uma casa mais fresca.
A temperatura recomendada para uma casa nos meses de verão depende das condições climáticas locais e das preferências individuais. No entanto, como orientação geral, a Agência Portuguesa do Ambiente recomenda temperaturas a rondar os 24 graus durante o dia e os 21 graus durante a noite.
Para evitar recorrer ao ar-condicionado, ou outro sistema de refrigeração, há alguns truques que pode adotar tais como:
A temperatura ideal para sua casa no verão dependerá sempre do seu nível de conforto pessoal, no entanto, se tiver em mente alguns destes truques será muito mais fácil sobreviver aos dias quentes, salvaguardando o orçamento familiar, evitando sobrecargas extra com sistemas de refrigeração. Em função da alteração dos hábitos de consumo, poderá, também, alterar o ciclo horário. Esta alteração poderá fazer a diferença, principalmente se tiver contratado um Plano de Eletricidade e Gás que o ajude a poupar em toda a energia