O grande objetivo de um óleo lubrificante é prolongar a vida útil do motor, dando resposta a todas as exigências colocadas pela manutenção diária de um veículo. Descubra neste artigo tudo sobre o óleo de motor e como tomar uma boa decisão na escolha do óleo lubrificante mais adequado para o seu veículo.
Como já vimos, o óleo lubrificante tem como principal objetivo prolongar a vida útil do motor em que é colocado. Por exemplo, no caso dos motores de combustão interna, o óleo lubrificante é capaz de atuar em condições muito exigentes, chegando a conseguir rentabilizar o consumo de combustível e ainda responde a diferentes especificidades, consoante o motor.
Assim, um óleo lubrificante desempenha diferentes funções:
A melhor forma de escolher um óleo lubrificante para o seu motor é simples. Basta seguir as recomendações descritas no manual do carro. A cada veículo é atribuído um óleo em particular com uma determinada classificação SAE. Esta classificação determina a viscosidade do lubrificante e qual a que deve ser aplicada ao seu motor. Cada veículo tem a sua recomendação sobre a viscosidade do óleo a frio, já que esta é a que interessa quando falamos do arranque do motor de um carro a frio. É recomendável que o óleo colocado siga sempre esta indicação. Depois, obviamente, a qualidade do produto assume uma grande importância, sendo os Lubrificantes Repsol reconhecidos no mercado pelas suas caraterísticas únicas.
Enquanto escolher uma viscosidade menor é aceitável e até pode trazer benefícios, o que nunca deve fazer é escolher uma viscosidade de óleo de motor maior à indicada pelo manual do carro. Ao fazê-lo, o óleo não irá lubrificar tão bem e rapidamente através das diferentes peças do motor. Se as diferentes peças forem lubrificadas mais lentamente durante o momento do arranque, tal situação pode levar a um desgaste das peças, criando problemas maiores.
Existem três tipos de óleo lubrificante com origens diferentes, mas todos bastante utilizados. O primeiro tipo é o óleo mineral. O óleo mineral é um dos óleos mais antigos e é obtido pela destilação direta do petróleo. Este óleo não responde bem às mudanças de temperatura, pois não tem uma viscosidade uniforme. É mais utilizado em motores que já apresentam bastante desgaste.
O segundo óleo é o óleo sintético. Este óleo suporta muito bem as temperaturas extremas dos motores mais exigentes. É um óleo formado pela mistura de diversos produtos derivados de petróleo e etileno. Pode ser utilizado durante bastante tempo, pois aguentam os processos de oxidação e evaporação e, assim, os períodos que medeiam as mudanças de óleo são mais extensos.
Por fim, existem os óleos semissintéticos que, como o nome indica, são uma mistura dos de base mineral e sintética e apresentam características dos dois tipos de óleo apresentados anteriormente, mas com menores benefícios do que os 100% sintéticos.
Por regra, deve-se fazer a mudança do óleo lubrificante todos os anos, se percorrer uma distância média por ano entre os cinco mil e os dez mil quilómetros.
Se fizer mais quilómetros do que os indicados nestes valores deve estar sempre informado sobre o período de mudança do óleo do motor. Além disso, deve também saber que tipo de óleo utilizar, consultando a documentação técnica do seu veículo.
A mudança do óleo deve ser feita numa oficina e por alguém especializado. Mas também é possível fazer esta mudança em casa, recorrendo a alguns passos fundamentais para executar esta tarefa com segurança e profissionalismo.
Deve ter o carro parado numa superfície plana, quando for fazer a mudança de óleo e mudar o óleo lubrificante logo de manhã pois é, normalmente, a altura em que o motor do veículo está mais frio. O passo seguinte é a remoção dos restos do óleo antigo que ainda se encontra no motor. Para isto, deve colocar um recipiente ao pé da tampa de drenagem do óleo, retirar o bujão e deixar que o óleo lubrificante saia na totalidade, após a sua saída, limpe a peça e volte a colocá-la no seu lugar.
O processo já está a meio e agora é necessário substituir o filtro do óleo para que a mudança do óleo seja mais eficaz. Após substituir o filtro do óleo está pronto para colocar o novo óleo no motor e o processo está concluído.
Não se esqueça que é sempre preferível confiar nos profissionais, por isso, ainda que neste artigo tenha ficado a conhecer melhor o universo dos óleos de motor, escolher um lubrificante não é simples, mas pode contar com os lubrificantes Repsol para que a sua escolha se torne mais fácil.