Os pneus são elementos fundamentais num veículo. Um furo num pneu pode parecer que vai comprometer aquela viagem de férias ou atrasar a chegada ao escritório. Nada disso. Neste artigo, vamos mostrar-lhe que mudar um pneu furado de um carro pode parecer uma tarefa complicada e até exigente fisicamente, mas, na verdade, pode ser mais fácil do que imagina.
Desde as normas de segurança, até às ferramentas necessárias para substituir o pneu furado por um sobresselente, reunimos, neste artigo, toda a informação necessária para que saiba como mudar um pneu passo a passo.
A primeira coisa que deve sempre ter assegurada é que tem todo o material necessário sempre consigo: desde o triângulo, o colete, as ferramentas até ao macaco e pneu sobresselente. À partida, todos os veículos, sejam mais recentes ou mais antigos, trazem sempre o equipamento necessário, mas é sempre bom verificar antes de qualquer viagem. Existem modelos de viaturas que não têm um pneu suplente, pelo que deverá verificar a existência deste, em primeiro lugar.
Além disso, saiba que, habitualmente, e com uma condução cuidadosa, os pneus de um carro tem uma duração aproximada de cinco anos. No entanto, deverá estar atento ao seu estado. Os alertas como perdas de pressão ou derrapagens são, muitas vezes, sinal do seu mau estado.
Para além destas regras básicas da manutenção de um veículo, os imprevistos acontecem e ninguém está livre de um furo ao circular na estrada. Por isso, organizámos um guia de dez passos sobre como mudar um pneu furado em segurança.
Aos primeiros sinais de furo como barulho constante numa das rodas ou direção pesada associada a um controlo difícil do veículo, deverá ligar os quatro piscas, para sinalizar que vai parar, e, posteriormente, colocar o carro num local seguro: se possível, uma superfície plana e estável, longe do trânsito. Engate o carro, colocando-o na primeira mudança e puxe o travão de mão. Agora, com as rodas bloqueadas será mais fácil quando começar a desapertar os parafusos das rodas.
O segundo passo que deve seguir é sinalizar a paragem do veículo. Para isso, deverá vestir o colete refletor antes de sair do carro, logo é aconselhável que este esteja à mão no porta-luvas, ou num local acessível dentro do habitáculo. Depois, pela berma (se possível saia pela porta da direita), monte o triângulo e coloque-o à distância expressa no código da estrada — não inferior a 30 metros da retaguarda do veículo e visível a, pelo menos, 100 metros de distância.
Certifique-se que tem todo o material necessário consigo: o manual do veículo, o pneu sobresselente, a chave de roda, o macaco do carro e uma cunha para as rodas ficarem mais estáveis. Normalmente, encontra o pneu e as ferramentas na parte inferior do porta-bagagens do carro.
Com um pouco de força, retire o tampão do pneu e use a chave de rodas para aliviar as porcas do pneu furado. Não as remova completamente ainda, apenas as liberte um pouco.
Localize o ponto de levantamento correto na estrutura do seu veículo, geralmente indicado no manual do veículo. Coloque o macaco firmemente sob esse ponto, na zona inferior do chassis junto do pneu que vai trocar, certificando-se de que está estável e firmemente apoiado no chão. Depois disso, poderá começar a levantar o veículo rodando o macaco até estar a 15 cm do chão.
Remova completamente as porcas soltas e coloque-as numa zona segura. Retire cuidadosamente o pneu furado segurando de ambos os lados. Este passo por vezes pode ser o mais complicado, exigindo também um pouco de força. Disponha o pneu deitado longe da área de trabalho.
Posicione o pneu sobresselente no cubo da roda e alinhe os orifícios das porcas. Encaixe o pneu e aperte os parafusos levemente, um de cada vez, sempre na diagonal, garantindo que ficam bem colocados.
Baixe totalmente o veículo com cuidado, usando o macaco até que ele se apoie totalmente no chão. Acabe de apertar os parafusos para ficarem bem firmes. Remova o macaco debaixo do veículo.
Arrume todo o material devidamente acondicionado na mala do carro, assegurando-se de que não se esquece de nada na berma.
Depois da troca de pneu efetuada e de todo o material devidamente arrumado, volte para dentro do veículo, pelo lado direito, e retome a marcha, sinalizando devidamente a sua entrada na via de circulação.
Este é um guia geral e as instruções específicas podem variar, dependendo do seu veículo. Por exemplo, há carros que em vez de uma roda sobresselente têm um ‘kit’ anti furo. Caso tenha dúvidas durante este processo, ou se considerar que não consegue proceder à troca, garanta a sua segurança e chame ajuda.
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