Com a chegada do outono, chegam, também, dias mais frios. O aumento da procura por equipamentos de aquecimento é caraterístico nesta altura do ano. Por isso, preparamos este artigo com algumas recomendações para poupar no seu aquecimento, ao mesmo tempo que mantém o conforto e bem-estar.
Em Portugal, o aquecimento central com recurso ao gás natural é uma solução bastante comum. Daí que, da mesma forma que a eletricidade, o consumo deverá ser proporcional. Ou seja, antes de tudo deverá verificar em que escalão de consumo se encontra ou no caso de novo contrato de gás, escolher o escalão de consumo que melhor se adequa aos seus hábitos de consumo.
No caso do gás natural, o cliente dispõe de uma opção de tarifas dividida entre quatro escalões de 1 a 4, sendo que 1 significa o menor consumo anual e 4 o maior consumo anual. Deverá selecionar a que melhor se adequa às suas reais necessidades evitando pagar na sua fatura um escalão que não corresponde à energia que realmente consome.
A Repsol, no seu Plano Viva ou Plano Viva Mais (Eletricidade e Gás Natural), comercializa gás natural, pelo que poderá, neste plano, selecionar o escalão de consumo que mais se enquadra com as suas necessidades, isto para além da possibilidade de obter um desconto de até 5% no Termo de Energia (através da adesão ao débito direto e à faturação eletrónica e da contratação de um serviço Apoio) e acesso a vantagens multienergia.
Ultrapassado primeiro passo com a seleção de uma tarifa que vai ao encontro das suas reais necessidades energéticas e lhe permite uma poupança no final do mês, deverá, também, seguir estas recomendações, grande parte delas válidas para outro tipo de aquecimento que não apenas gás natural:
Considere outros equipamentos. Existem equipamentos que poderão ter um consumo de energia menor, como, por exemplo, o ar-condicionado ou uma salamandra com pellets.
Os aquecedores portáteis, onde se incluem os termoventiladores e os radiadores a óleo, nas alturas de picos de frio são dos mais procurados, devido ao seu baixo custo de aquisição. Não obstante, têm um consumo de energia bastante elevado, quando comparado com outros equipamentos.
Estes equipamentos também são mais poluentes do que outras opções, como o ar-condicionado ou a salamandra para pellets.
A primeira regra para analisar a solução de aquecimento mais apropriada para cada casa é verificar o certificado energético do imóvel, bem como as suas necessidades energéticas, ou seja, a necessidade de recurso a um sistema de climatização.
No caso de utilizar com frequência um sistema de climatização (ar-condicionado, aquecimento central, salamandra a pellets ou outros), deverá ter em consideração que em termos de gastos energéticos o ar-condicionado e as salamandras a pellets são dos equipamentos que consomem menos energia.
Com os nossos Planos, apenas paga pelo que consome. Poderá escolher o tipo de tarifa, simples ou bi-horária, sendo que irá pagar o mesmo pelo KWh, mesmo que os preços da eletricidade subam.
Durante 12 meses, o custo por kWh será sempre o mesmo
Em função dos seus hábitos de consumo, poderá escolher uma tarifa simples ou bi-horária
Com os nossos serviços Apoio, não terá de se preocupar com imprevistos na sua casa