A mobilidade elétrica começa a crescer exponencialmente em Portugal, com a venda de carros elétricos a ultrapassar, pela primeira vez, a de veículos com motores a gasóleo em julho de 2023, segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis). Para este feito, muito tem contribuído os apoios existentes, o incremento da rede de pontos de carregamentos públicos e, ainda, a volatilidade dos preços dos combustíveis.
É usual, em viaturas com motores a combustão, a pergunta ‘quanto consome o carro?’, tendo como referência os 100 quilómetros. Nos carros elétricos, uma vez que a energia é a eletricidade, esta pergunta não é tão usual. No entanto, neste artigo, vamos explicar-lhe como poderá ver o consumo de um veículo elétrico, tendo, também, em consideração este fator no momento da aquisição, assim como a diferença de custo em relação aos carros a gasóleo e a gasolina.
É muito simples, consegue obter o consumo do veículo elétrico dividindo a energia consumida em kWh pela distância percorrida em quilómetros. Tal como os veículos movidos a combustíveis líquidos, as viaturas elétricas também têm, tanto na informação do veículo como no próprio painel, o consumo médio do veículo, mas, nestes casos, utilizam como medida o kWh.
Considerando o consumo médio de 16 kWh a cada 100 quilómetros de um veículo elétrico, o que terá de fazer é dividir os 16 kWh pelos 100 quilómetros e irá obter quanto a viatura consome por cada quilómetro. Neste caso, será 0,16 kWh por quilómetro.
Como todos os veículos, sejam eles elétricos, a combustíveis líquidos ou mesmo a GPL, o consumo está relacionado com diversos fatores, sendo o tipo de condução o principal, e que poderá influenciar mais ou menos os consumos. Para otimizar a autonomia de um carro elétrico, deverá ter em consideração o consumo do veículo, ou seja, quantos kWh consome por cada 100 quilómetros.
A medida utilizada é o kWh, sendo que, tal como os carros a combustão, o consumo varia em função da potência do próprio veículo. Ou seja, existem modelos de viaturas elétricas no mercado com um consumo de 15 kWh por 100 quilómetro, como existem outros em que o consumo poderá chegar aos 22 kWh.
Esta dúvida não é tão fácil de responder. Ou melhor, até é, mas a resposta deverá ser ‘depende’, isto porque ao contrário das viaturas movidos a gasóleo ou a gasolina, os proprietários dos veículos elétricos podem carregar a viatura em casa ou na estrada, sendo que custo varia em função de cada uma delas.
Para conseguir carregar a viatura em casa, em primeiro lugar, deverá ter instalado um sistema de carregamento adequado. De seguida, é necessário ver qual é o custo do kWh que tem contratado, sendo que se tiver contratada uma tarifa bi-horária deverá ter em consideração o custo do kWh na hora em que está a carregar a viatura.
Utilizemos como referência o preço do kWh do Plano Viva Mais da Repsol, com uma potência contratada de 6,90 kVA e uma tarifa simples*. O custo do kWh será de 0,148547 € (valor sem impostos).
Considerando a viatura elétrica com um consumo de 16 kWh por cada 100 quilómetros, o custo de carregar a viatura para 100 quilómetros será de 2,37 € (16 kWh x 0,148547 €). No mesmo Plano, mas contratando uma tarifa bi-horária e aproveitando as horas de Vazio o custo será de 1,62 € (16 kWh x 0,109943 €).
*Não deverá menosprezar a necessidade de aumentar a potência contratada, uma vez instalado um sistema de carregamento ou mesmo instalar um novo CPE.
Para carregar o seu veículo elétrico fora de casa, necessitar de ter um cartão de um CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica), que lhe permitirá o acesso à rede pública de carregamento da Mobi.E. Este é o primeiro passo a fazer. Depois, para saber quanto custará carregar o seu veículo elétrico fora de casa, deverá ter em consideração o valor da Energia, que contempla a Energia e Redes, bem como o Valor de Ativação – sendo que estes valores são definidos quando contrata com o CEME -, e ainda o Serviço de Carregamento, ou seja, a Utilização do Posto de Carregamento de Veículos Elétricos (PCVE), que é definido Operador do Ponto de Carregamento (OPC).
Em todo o caso, calculemos o preço do carregamento, contemplando apenas o valor da Energia e utilizando o valor de 0,2868 € (Energia e Redes) por kWh e o valor de 0,0706 € por carregamento (Valor da Ativação). Neste caso, o nosso veículo com um consumo de 16 kWh por 100 quilómetros, terá um custo de 4,6594 € (16 kWh x 0,2868 € + 0,0706 €), para percorrer 100 quilómetros, fora de casa. Isto sem contemplar impostos, nem custo do OPC
Em primeiro lugar, vamos analisar o consumo de um carro a gasóleo, ou diesel, em relação a um carro movido a gasolina, sem chumbo. Para tal análise, são necessários veículos com as mesmas caraterísticas. Por exemplo, um modelo a gasóleo que consome 5 litros a cada 100 quilómetros e o seu equivalente a gasolina, que consome 7 litros a cada 100 quilómetros
Se considerarmos um preço médio da gasolina de 1,90€ por litro e 1,70€ por litro de gasóleo, é possível calcular quanto custará fazer 100 quilómetros em cada um deles:
Ao analisarmos o custo de percorrer 100 quilómetros num veículo elétrico e o custo de percorrer 100 quilómetros num veículo a gasóleo ou a gasolina, percebemos que o carro elétrico é mais económico. Porém, existem outras variantes que deverão ser consideradas, principalmente nos carregamentos fora de casa e que não estão contempladas nesta análise, como, por exemplo, a tipologia de carregamento, que varia em função da potência e que tem um peso considerável no custo e naturalmente, os impostos aplicáveis. Numa análise mais abrangente, ter igualmente em atenção o custo do veículo e respetiva manutenção, pelo que, tendo em atenção todos os custos, facilmente se chega à conclusão que a melhor opção dependerá do tipo de utilização.
Qualquer que seja a fonte de energia que escolha, poderá sempre contar com as soluções de energia da Repsol, bem como a rede de mais de 500 Estações de Serviço, que contempla as várias energias disponíveis para a sua mobilidade.