Área cliente
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
Para contratar
219 023 479 Se já é Cliente
carros importados

Compensa importar carros? Resolvemos todas as dúvidas  

Comprar um carro importado pode parecer uma ideia aliciante pelas potenciais vantagens em termos económicos ou pela variedade de modelos disponíveis. No entanto, é importante lembrar que o processo de legalização de um carro importado em Portugal dispensa alguns cuidados.

Neste artigo, apresentamos os procedimentos necessários para legalizar um carro importado para que possa avaliar os benefícios e os custos antes de tomar uma decisão. 

Os carros importados são mais baratos? 

 

A decisão de comprar um carro importado, tanto novo como usado, é, normalmente, motivada por dois fatores: maior variedade de modelos comercializados e preços de aquisição mais competitivos. Em Portugal, um dos países da União Europeia onde os preços dos carros são mais elevados, é muito comum encontrar carros importados, porque, devido a políticas fiscais menos restritivas, é possível encontrar um preço de venda mais vantajoso no estrangeiro.

No entanto, é importante referir que a compra de um carro importado tem custos associados, entre os quais o transporte do veículo até ao destino e o pagamento dos respetivos impostos. Isto significa que, embora seja possível encontrar mais ou melhores ofertas no exterior, o processo de importação e legalização do veículo no território nacional poderá anular a poupança prevista inicialmente. 

Qual o custo do licenciamento em Portugal? 

 

O processo de legalização de um carro importado em Portugal tem custos fixos e variáveis, desde o registo de matrícula até ao pagamento dos impostos. Nos custos fixos, importa ter em mente os seguintes valores aproximados: 

  • Certificado de Conformidade (COC) tem um custo entre 150 e 400 euros 
  • Documento Único Automóvel (DUA), também designado por certificado de matrícula: entre 45 e 55 euros; 
  • Inspeção tipo B do veículo: entre 75 e 80 euros; 
  • Registo automóvel: 55,30 euros, se for feito online através do site Automóvel Online, ou 65 euros se for feito presencialmente num dos balcões de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado ou das Lojas do Cidadão. 

No que diz respeito ao pagamento dos impostos durante o processo de legalização, os custos variam consoante o veículo: 

  • Imposto Sobre Veículos (ISV): é pago uma vez, aquando da data da primeira matrícula, e o seu montante varia consoante as características do veículo, pode simular o custo no Portal das Finanças. 
  • Imposto Único de Circulação (IUC): deve ser pago anualmente, é calculado em função da cilindrada e das emissões de CO2 do veículo. 
  • Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA): aplica-se apenas no caso do veículo ter menos de seis meses ou menos de seis mil quilómetros. Nos restantes casos, o IVA é pago no país de origem. 

Não esquecer que, também, será necessário transportar o veículo para Portugal, e obviamente, esse será também um custo a ter em conta. 

5 passos que deverá seguir para licenciar um carro importado em Portugal 

 

Para poder circular nas estradas portuguesas, o veículo proveniente do exterior tem de ser legalizado. Este processo envolve vários passos e poderá levar algum tempo até ser finalizado. Mas antes de iniciar os passos abaixo apresentados, e para agilizar o processo, certifique-se de que possui os documentos necessários, nomeadamente a declaração de venda (se o vendedor for um particular) ou a fatura de compra (se o vendedor for um stand), o DUA do país de origem e o Certificado de Conformidade Europeu (COC) emitido pelo fabricante do veículo. 

Levar o carro à inspeção

O primeiro passo a fazer é submeter o carro a uma inspeção tipo B, fundamental para a obtenção de um certificado de inspeção modelo 112, que comprova que o carro em questão reúne as condições para circular com segurança em Portugal. 

Obter o número de homologação no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)

De seguida, deverá dirigir-se ao IMT para substituir o COC pelo número de homologação nacional, que deverá ser apresentado à Autoridade Tributária e Aduaneira. 

Preencher a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) e pagar o ISV

Concluídos a inspeção e a homologação, deverá reunir toda a documentação do veículo, preencher e submeter a DAV, de forma presencial, na Alfândega, ou online, no Portal Aduaneiro. Assim que esta for processada, será emitido o ISV, cujo pagamento é necessário para receber a nova matrícula definitiva. 

Fazer o pedido de matrícula  

O passo seguinte é solicitar a atribuição de matrícula junto do IMT e, assim que receber o número, contactar uma empresa especializada para fazer a impressão em chapa. Não se esqueça de subscrever um seguro automóvel antes de começar a circular com o carro novo. 

Registar o veículo na Conservatória do Registo Automóvel e pagar o IUC  

O processo de legalização fica concluído com o registo automóvel e a posterior emissão de um novo DUA, bem como o pagamento do IUC no prazo de 60 dias desde a data da emissão da matrícula.

Ao considerar a compra de um carro novo noutro país, é importante avaliar todos os custos associados, bem como seguir os passos necessários para legalizar um carro importado em Portugal. Além disso, lembre-se sempre de viajar em segurança, aproveitando as Estações de Serviço Repsol para adquirir produtos que otimizam a vida do seu veículo.