Siga estas recomendações e viva mais tranquilo e seguro com o Gás Repsol.
A sua segurança está em primeiro lugar
Na Repsol, preocupamo-nos com a manutenção da sua instalação de gás. Escolha sempre os melhores profissionais, tais como as empresas instaladoras que pertencem à nossa rede de Serviços Oficiais e lembre-se:
Anomalias nos aparelhos a gás
Se detetar anomalias no funcionamento de qualquer aparelho a gás, notifique o serviço técnico do fabricante e não o volte a utilizar até que esteja reparado.
Anomalias na instalação
Se detetar uma anomalia na instalação, ou se não souber o que está a acontecer, ligue para o nosso número grátis 800 200 270 não abra a válvula de passagem de gás até que a avaria tenha sido reparada.
Condutas de evacuação de fumos
O risco de acumulação de gás ou de produtos de combustão é reduzido ao mínimo se se mantiverem as condições adequadas de grelhas e condutas de evacuação de fumos.
Instalação Interior
Siga estas recomendações para a utilização e segurança da instalação.
Todas as reparações e alterações necessárias para a sua instalação devem ser contratadas exclusivamente com uma empresa instaladora de gás, reconhecida pela DGEG. No final do serviço, solicite sempre o certificado de conformidade de execução/termo de responsabilidade e informe-nos das alterações através do nosso telefone gratuito 800 200 270 para que possamos realizar os testes correspondentes.
Em conformidade com as diretivas europeias, todos os aparelhos de consumo devem ter a sua correspondente marcação CE, a fim de respeitarem os requisitos essenciais de saúde e segurança.
Mande verificar regularmente o funcionamento dos seus aparelhos de queima de gás. Lembre-se que a lei portuguesa prevê a obrigatoriedade da manutenção periódica dos aparelhos a gás.
O gases butano e propano não são tóxicos, mas, por serem mais pesados do que o ar, podem acumular nos pontos mais baixos da sua habitação. Por esse motivo, não deve utilizar/instalar aparelhos de queima em caves ou compartimentos abaixo da solteira da entrada da habitação.
Não tapar grelhas nem colocar objetos que impeçam uma ventilação adequada quando um aparelho a gás estiver em funcionamento, uma vez que deve ter sempre ventilação. Segundo a NP 1037, se todos os aparelhos instalados forem do tipo C (estanques), as grelhas de ventilação podem ser dispensadas.
A chama dos aparelhos a gás deve ser estável, não deve fazer qualquer ruído e deve ter uma cor azul intenso no centro e mais claro no exterior. Se não for este o caso, contactar o serviço técnico do fabricante.
Desde fevereiro de 2011, todos os aparelhos de queima têm, obrigatoriamente, de estar equipados com sistema de deteção de chama, que evite o derrame de gás não queimado em quantidades perigosas. Caso o seu fogão seja anterior a fevereiro de 2011, a Repsol aconcelha a sus substituição. Antes de abrir o botão do queimador, deve estar preparado para o acender. E verifique se os controlos do fogão estão fechados quando tiver terminado a utilização.
Quando estiver ausente por um longo período de tempo, não se esqueça de desligar a torneira de passagem e a torneira principal na sua casa ou empresa.
Instalações exteriores - cabina
Siga estas recomendações para a utilização e segurança da instalação.
Respeite e mantenha sempre a cabina em condições ideais de ventilação. Não obstrua nem tape as grelhas com qualquer objeto.
Não utilize a cabina para armazenamento nem acumule materiais, pois podem propagar o fogo.
Se a cabina estiver num local acessível, restringir o acesso com uma fechadura ou cadeado.
Em caso de necessidade, contacte-nos
Na Repsol, estamos sempre a seu lado, para tudo o que precisar, contacte-nos através do 800 200 270.