Na hora de poupar na fatura de energia, todas as ações são importantes, mesmo aquelas a que não prestamos tanta atenção, como é o caso do consumo de energia silencioso ou em stand-by. Não sabe o que é?
E se lhe dissermos que pode representar até 10% da sua fatura mensal de energia? Já captamos a sua atenção? Neste artigo, explicamos-lhe o que é este consumo de energia silencioso, quais os equipamentos mais propícios a ele e como reduzi-lo.
O consumo de energia silencioso, também descrito como consumo de energia em stand-by, diz respeito ao consumo de energia de alguns equipamentos que estão, aparentemente, desligados. Por outras palavras, quando estão desligados via comando remoto, aguardando que este os volte a ativar.
Apesar de não estarem totalmente ativos, os equipamentos continuam a consumir energia, aguardando novo estímulo para voltarem a desempenhar a sua função. Na maioria dos casos, os equipamentos que estão neste estado têm uma luz de presença, como é o caso da Box da TV ou do Router.
Não obstante, não é apenas no consumo de energia em stand-by que existe consumo de energia, existe um outro consumo, designado off-mode que também é energia.
Neste tipo de consumo, os equipamentos encontram-se desligados, mas a energia continua a ser consumida, sem uma indicação visível de que estão a gastar energia ou estão ligados a uma ficha.
Existem aparelhos em que é mais fácil detetar o consumo de energia silencioso e o consumo de energia fantasma, ou off-mode, como por exemplo:
Este tipo de equipamento tem, por norma, um consumo constante, 24h, sem serem necessários em grande parte do tempo, ao contrário de outros equipamentos que também estão ligados 24h, a consumir energia, mas que são indispensáveis para o quotidiano, como é o caso do frigorífico.
Para descobrir quanto consome o seu aparelho em consumo de energia stand-by, apenas tem de multiplicar o número de horas que o está neste modo pela potência (normalmente, no manual que vem com os aparelhos tem esta informação).
Utilizando como exemplo o consumo em stand-by de uma Box TV – nem todas têm o mesmo consumo em modo de consumo stand-by – com um consumo de 0,5 W, em que está 4 horas a trabalhar em pleno e as restantes 20 horas em modo de consumo stand-by, por dia consumirá 1 Watt, apenas no modo de consumo stand-by, agora imagine este número multiplicado pelos dias do mês, somado com os demais aparelhos que têm este consumo de energia silencioso.
Existem pequenas dicas que podem evitar o consumo silencioso, ou stand-by, e off-mode, e, desta forma, ajudá-lo a poupar, todos os meses, na fatura de energia.
Ao seguir estas recomendações, para além de poupar na sua fatura de energia, também ajudará o planeta, com um consumo mais eficiente da energia. Também poderá contribuir para a redução de emissões se contratar uma tarifa de eletricidade, como são as tarifas da Repsol.
Faça as escolhas certas e poupe na fatura, ao mesmo tempo que poupa o planeta.
Outras leituras interessantes