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Custos e manutenção de um carro: o que se deve lembrar

Os carros são um excelente método de transporte individual. Proporcionam-nos uma grande liberdade na mobilidade e ajudam-nos a deslocar com a máxima conveniência. No entanto, é importante que se lembre dos custos existentes com eles. Afinal, não é apenas abastecer e andar.

Nem todos os veículos ligeiros têm os mesmos custos anuais, pois estes estão correlacionados com a marca do automóvel, os anos e mesmo a tipologia de condução. Neste artigo, relembramos os vários momentos que devemos ter em consideração ao longo do ano.

Quais são os custos anuais que um carro tem?

 

Ter um carro próprio exige um orçamento planeado, uma vez que o investimento não se extingue no momento da aquisição do automóvel. Aliás, muitas das vezes, é mesmo aí que começa o primeiro encargo, quando este é adquirido com recurso a crédito. Nestes casos, o primeiro custo que deverá equacionar é a própria prestação do automóvel.

Se o carro for novo, poderá não ter de seguir todas estas rotinas anuais, mas uma grande parte delas sim. Ora vejamos os encargos que terá de considerar:

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Imposto Único de Circulação (IUC)

O IUC diz respeito ao imposto único de circulação, um imposto anual obrigatório para todos os veículos matriculados ou registados em Portugal. Esta despesa recai sobre o proprietário do veículo, seja uma pessoa singular ou coletiva.

O momento do pagamento do IUC não é sempre igual. No primeiro ano da matrícula, mesmo no caso de veículos importados, este imposto deve ser pago até 30 dias após o termo do prazo legal para o registo do veículo, já nos demais casos o IUC deverá ser pago durante o mês da matrícula. Ou seja, se o carro foi matriculado no mês de abril, deverá pagar o IUC até ao final do mês, neste caso dia 30 de abril.

O valor do IUC varia de automóvel para automóvel e está relacionado, por um lado, com o ano da emissão da matrícula do automóvel, por outro pela cilindrada.

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Revisão

Deve ter em conta que a revisão é feita regularmente, mesmo que o veículo permaneça, na maioria das vezes, parado, pois o facto de o automóvel estar constantemente imobilizado pode fazer com que surjam outro tipo de problema.

Para saber quando deverá realizar a revisão, deverá consultar o manual do veículo e/ou seguir as instruções do fabricante. Se não encontrar esta informação, jogue pelo seguro e faça a revisão de 10.000 em 10.000 quilómetros. Em todo o caso, não se deve esperar pelos 10.000 quilómetros se verificar que o carro está com algum tipo de problema. Nesses casos, deverá ser proativo e dirigir-se ao mecânico.

Numa revisão considerada “normal”, são substituídos os filtros e os fluidos que formam parte da mecânica do veículo. A alteração destas peças assume-se como bastante importante para a longevidade do automóvel. A não realização da revisão poderá, entre outros problemas, aumentar, por exemplo, o consumo de combustível.

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Inspeção

As inspeções periódicas são feitas anualmente e servem para confirmar a manutenção do bom funcionamento e de toda a segurança do seu veículo. Durante a inspeção periódica, todo o veículo é verificado para assegurar que está nos parâmetros de segurança exigidos por lei para circular na estrada.

No caso de veículos ligeiros, a primeira inspeção periódica deverá ser realizada, no máximo, até quatro anos após a emissão da matrícula. Depois, de dois em dois anos até que o automóvel complete oito anos. Findo este período, a inspeção é obrigatória numa base anual.

Caso o carro seja importado, a inspeção automóvel apenas é válida no país onde foi realizada. Ou seja, terá sempre de fazer a inspeção em Portugal para estar conforme a legislação em vigor.

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Seguro do carro

Enquanto o imposto único de circulação é pago, caso o carro esteja ou não em circulação, o seguro do veículo pode ser cancelado quando o carro deixa de circular. Contudo, o veículo deve ter seguro sempre que circula.

Este seguro é obrigatório e tem como função proteger os lesados de algum acidente que possa ocorrer. O seguro de responsabilidade civil, ou vulgarmente designado de seguro contra terceiros, é a subscrição mínima necessária para o carro poder circular. Existem opções que cobrem todos os danos, tais como o seguro de danos próprios que assegura danos que possam ser causados no próprio veículo. Esta solução de seguro poderá, inclusive, ser interessante se ainda mantiver a prestação do automóvel.

O valor deste seguro varia de acordo com diferentes fatores e características do veículo: o seu valor de mercado, a cilindrada ou a idade do condutor, tudo varia na hora de contratar um seguro. O valor do seguro é, ainda, influenciado pela existência de sinistros anteriores que sejam da responsabilidade do tomador do seguro e, também, pelos anos de carta do segurado.

Como poupar na manutenção do carro

 

Existem diferentes formas de poupar nas despesas e manutenção com o seu veículo. A manutenção não é obrigatória, mas é recomendável caso não queira ter problemas de maior com o seu carro. Se seguir uma manutenção recomendada pela marca oficial e se, até às inspeções periódicas mantiver o carro em bom funcionamento, a vida útil do veículo vai ser prolongada, ajudando a poupar na sua manutenção. Para poupar na manutenção do seu carro, deve optar por seguir as recomendações do veículo e estar atento a qualquer sinal que possa surgir.

Utilizar combustível aditivado

A utilização de combustível aditivado também ajuda a conservar o motor do seu veículo, possuindo várias vantagens, tanto a curto como a longo prazo. Por exemplo, a utilização de combustível aditivado ajuda à limpeza do motor e evita a acumulação de resíduos que podem ser prejudiciais. O Repsol Diesel e+ 10 Neotech, graças ao seu elevado número de Cetano, consegue:

  • Uma ignição mais rápida, ao melhorar a autoinflamação.
  • Melhor arranque a frio, com menores emissões contaminantes.
  • Mais conforto na condução, pois minimiza o ruído do motor.

O Diesel e+ 10 Neotech da Repsol é o único com sistema desativador de metais, uma patente exclusiva da Repsol, que consegue neutralizar os metais que aceleram a oxidação do produto.

Por todos estes fatores, não pense que os combustíveis são todos iguais. Se pretende aumentar a longevidade do seu veículo e diminuir os custos de manutenção, deverá optar por este tipo de combustível.

Selecionar bem o óleo lubrificante

A seleção do óleo lubrificantes também tem um impacto direto na manutenção do seu veículo. Este produto é responsável pela lubrificação do motor, evitando o atrito entre as peças e, consequentemente, o desgaste das mesmas.

Escolher um óleo lubrificante apropriado para o seu veículo poderá ajudar, da mesma forma que o combustível, a aumentar a longevidade do seu carro.