Quando se aborda a eficiência energética das casas, não é possível descurar a importância das janelas, pois estas têm um impacto direto na qualidade de vida, na saúde, no conforto, na fatura de energia e, ainda, no certificado energético do imóvel.
Saber escolher a janela mais eficiente para a sua casa não deverá ser uma tarefa difícil depois de ler este artigo.
Uma janela eficiente é uma janela que preserva a temperatura interior. No verão, ajuda na condução do calor para o exterior, no inverno, a reter o calor, gerado, por exemplo, pelo aquecimento, que, nesta altura do ano, pode ser perdido em cerca de 30%.
Uma janela eficiente também tem impacto na acústica, uma vez que diminui o ruído proveniente do exterior, aumentando, desta forma, o conforto e bem-estar na casa, principalmente em zonas mais urbanas.
As janelas têm a sua própria etiqueta energética, a CLASSE+, por forma a tornar mais fácil ao consumidor identificar aquelas que têm um melhor desempenho. Esta etiqueta energética utiliza a usual escala de cores e vai de A+ a F, em que A+ é a melhor classe energética e F a pior.
Esta etiqueta energética contém ainda outras informações importantes para os consumidores, como, por exemplo:
Existem algumas caraterísticas que uma janela eficiente tem de salvaguardar, nomeadamente:
Cada habitação tem as suas próprias caraterísticas, pelo que se deverá informar junto de um profissional sobre o melhor material para a sua casa.
Antes de instalar ou remodelar as suas janelas, deverá ter com consideração alguns aspetos que poderão influenciar a sua decisão, são eles:
As janelas, como vimos, têm um impacto direto na sua fatura de energia. No entanto, não são o único instrumento de poupança. O Plano de Eletricidade e Gás que seleciona deve considerar as suas necessidades energéticas e hábitos de consumo. A Repsol poderá ajudá-lo a selecionar a tarifa que vai mais ao encontro das caraterísticas do seu agregado familiar e permitir-lhe, ainda, uma poupança em outras energias.
Outras leituras interessantes