Muitas pessoas desconhecem as melhores práticas de carregamento, o que pode levar a erros que comprometem a performance e a durabilidade da bateria. Neste artigo, explicamos os erros mais comuns ao carregar um carro elétrico e abordamos práticas e ideias para maximizar a eficiência e prolongar a vida útil da bateria.
O que é uma bateria viciada?
O termo "bateria viciada" refere-se à perda gradual de capacidade para reter carga e consequente redução da autonomia. Embora as baterias de iões de lítio dos veículos elétricos não sofram do efeito de memória como as antigas baterias de níquel-cádmio, as práticas inadequadas de carregamento podem acelerar a respetiva degradação, podendo implicar também maiores tempos de carregamento, menos durabilidade da carga carregada e até falhas graves.
Erros comuns ao carregar carros elétricos
- Carregar frequentemente até 100%: carregar sempre a bateria até ao máximo acelera a deterioração. Para preservar a bateria, mantenha o nível entre 20% e 80%, o que acaba por reduzir o stress nos componentes internos. Por conseguinte, não deverá deixar a bateria atingir o seu grau mínimo, nem o máximo.
- Usar carregadores rápidos ou ultrarrápidos com frequência: os carregadores rápidos são práticos para uma situação inesperada ou de emergência, mas elevam a temperatura da bateria e calor excessivo danifica as baterias de iões de lítio. Sempre que possível, escolha carregamentos lentos. Alternar entre carregamentos lentos, em casa, e mais rápido fora de cada poderá ser a solução para não danificar a bateria e manter a comodidade, normalmente associado a outro tipo de mobilidade.
- Deixar o carro descarregado ou totalmente carregado por longos períodos: este hábito aumenta o risco de perda de capacidade e danos irreversíveis. Sempre que o veículo ficar parado, tente manter a bateria num nível intermédio de carga.
- Usar extensões ou adaptadores não recomendados: aumenta o risco de curto-circuito, sobreaquecimento e até incêndio. Instale o posto de carregamento doméstico com um técnico qualificado, conforme as normas de segurança.
Dicas para carregar corretamente o carro elétrico
Para proteger a saúde da bateria, siga estas orientações:
- Mantenha a carga entre 20% e 80%: este intervalo minimiza o stress químico e prolonga a vida útil da bateria.
- Evite expor o veículo a temperaturas extremas: tanto o calor como o frio extremo afetam a eficiência e a durabilidade da bateria. Sempre que possível, estacione em locais cobertos.
- Carregue conforme o uso diário: não carregue até 100% se não precisar de toda a autonomia. Agende os horários de carregamento para aproveitar períodos de menor custo de eletricidade e evitar sobrecarregar a rede elétrica.
Importância de utilizar carregadores certificados
Use sempre o carregador recomendado pelo fabricante. Carregadores de baixa qualidade, ou não certificados, não seguem os padrões de segurança, acarretando riscos para a bateria e para o veículo. Em casa, garanta que a instalação elétrica suporta a carga adicional e está equipada com dispositivos de proteção, como disjuntores e diferenciais.
Nos postos de carregamento públicos, verifique o estado do equipamento antes de o utilizar. Se encontrar cabos ou conectores danificados, avise as entidades responsáveis para prevenir acidentes.
Manutenção preventiva para prolongar a vida da bateria
Siga o plano de manutenção recomendado pelo fabricante, que pode incluir verificações da bateria, atualizações de software e inspeções gerais.
Alguns fabricantes de veículos elétricos oferecem diagnósticos remotos para monitorizar a saúde da bateria e alertar sobre problemas potenciais. Mantenha o software do veículo atualizado para beneficiar de melhorias na gestão da bateria e na eficiência energética.
Caso note alterações na autonomia, tempos de carregamento ou apareçam alertas no painel, consulte os serviços técnicos da marca do veículo para avaliar a situação e prevenir problemas maiores. Conduzir de forma eficiente, evitando acelerações bruscas e travagens abruptas, também ajuda a preservar a bateria, reduzindo o consumo de energia e a frequência de carregamentos.
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