O sistema de aquecimento de água tem impacto na sua fatura de energia, tenha ele como fonte de energia o gás natural ou a eletricidade, pois é um dos principais fatores de consumo de energia.
Neste artigo, vamos explicar-lhe as diferenças entre os sistemas de aquecimento de água mais utilizados, de maneira que possa escolher o sistema de aquecimento de água mais económico, caso esteja a equipar a sua casa ou a equacionar mudar o sistema que tem atualmente.
É uma dúvida comum: perceber qual o melhor sistema de aquecimento de água, por forma a poupar na fatura de energia, mantendo o bem-estar necessário para o quotidiano. Não obstante, a resposta a esta pergunta está condicionada por diversos fatores, tais como:
Procuraremos explicar as caraterísticas dos diferentes sistemas de aquecimento de água, de maneira que possa selecionar aquele que melhor se adequa às suas necessidades energéticas.
Os painéis solares térmicos são uma solução mais vanguardista. Estes painéis solares têm um sistema que capta a luz solar e um depósito, ou acumulador, onde é armazenado um fluido para transferir o calor para sistemas de aquecimento doméstico. Depois, poderá utilizar esta energia acumulada para as suas necessidades domésticas e, assim, poupar na fatura de energia.
Nesta solução, o investimento inicial é maior, não obstante a poupança também será. Se a sua habitação tem as caraterísticas necessárias e está interessado nesta solução, deverá consultar os apoios e incentivos existentes.
Os termoacumuladores são, nada mais nada menos, do que reservatórios de água já aquecida, pronta a ser utilizada, ajustáveis ao espaço existente nas habitações, com modelos na vertical (mais utilizados), mas também na horizontal.
Os termoacumuladores inteligentes adequam-se aos seus hábitos de consumo. Por exemplo, se utiliza água quente, todos os dias, no mesmo horário, este equipamento, automaticamente, irá se adequar aos seus hábitos de consumo e aquecer, previamente, a quantidade de água que normalmente utiliza.
As bombas de calor são das soluções mais eficientes que existem no mercado, podendo, inclusive, conseguir uma poupança de cerca de 85% de energia, caso tenha a classe energética mais eficiente.
Este equipamento, uma vez que produz calor através do ar acumulado, consegue níveis de extração de até 80%. O seu sistema é parecido com o do ar-condicionado, uma vez que o ar exterior que entra aquece o circuito interno, através do compressor, permite aumentar a temperatura.
O termoacumulador híbrido é uma solução recente, mas bastante eficaz, na medida em que o seu funcionamento tem as potencialidades do termoacumulador híbrido e da bomba de calor.
A tecnologia deste equipamento permite alternar entre a resistência elétrica e a bomba de calor para gerir a eficiência. Em alguns casos, e para aumentar a eficiência, podem as duas tecnologias funcionar ao mesmo tempo.
Face ao termoacumulador convencional, este termoacumulador híbrido pode conseguir uma poupança de até 50% de energia.
Os esquentadores, sejam a gás ou a eletricidade, continuam a ser bastantes utilizados no mercado português. Estes equipamentos apenas consomem energia quando estão, efetivamente, a ser utilizados.
Este sistema de aquecimento é bastante utilizado, pois tem várias vantagens, para além do custo. O seu tempo de vida útil pode chegar aos 20 anos e, para além disso, a água quente nunca acaba. Também existem esquentadores inteligentes, o que permitem uma maior poupança de energia.
No momento de escolher o melhor sistema de aquecimento de água, como referimos, é necessário ter em consideração vários fatores. Todavia, de uma forma resumida, e não considerando os avanços tecnológicos futuros, o investimento e/ou o apoio e incentivos adicionais, o painel solar térmico é o sistema de aquecimento de água que lhe permitirá poupar mais na sua fatura de energia, uma vez que assenta na geração de energia
As bombas de calor e os termoacumuladores também são uma boa opção, principalmente para famílias mais numerosas.
Independentemente do sistema de aquecimento de água que escolher, para poupar na sua fatura de energia, deverá selecionar uma tarifa que vá ao encontro das suas necessidades energéticas.
E para salvaguardar qualquer um destes equipamentos, poderá contratar, no momento da contratação de Eletricidade e Gás Repsol, um serviço Apoio, para que possa proteger o seu investimento no sistema de aquecimento de água.
Outras leituras interessantes