210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
-

Fiquei sem “luz”: o que devo fazer?

Está em casa, ou chegou a casa, e tentou ligar um aparelho eletrónico e as luzes não colaboram? Todos os equipamentos deixaram de funcionar ao mesmo tempo, e ligar uma luz tornou-se um desafio?

Provavelmente, ficou sem eletricidade em casa e, às escuras, ficou com as capacidades mais limitadas para descobrir a origem do problema. De facto, é um incómodo ficar sem luz e, consequentemente, não conseguir cozinhar, aquecer a casa ou realizar outro tipo de atividade essencial para o seu bem-estar. Neste artigo, vai descobrir tudo o que deve fazer quando falta a luz na sua casa.

Que elementos deve ter em conta quando falha a eletricidade

 

Comece por verificar se existe luz na vizinhança e se tem algum disjuntor desligado no quadro geral. Estes são as duas primeiras ações que deverá tomar.

Para se certificar de que a falha de eletricidade é geral, verifique se todos os eletrodomésticos ou luzes estão realmente sem ligação elétrica, não vá ser apenas uma lâmpada fundida ou um interruptor com mau contacto. Procure utilizar uma lanterna, por exemplo do seu telemóvel, para garantir que tem a visibilidade necessária para encontrar a causa do problema.

Se for uma avaria num dos seus aparelhos eletrónicos, o melhor a fazer é contactar um profissional para que este lhe possa dar a assistência devida, resolver o problema e evitar outros futuros. Caso tenha contratado um serviço Apoio de um dos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol, tudo é mais fácil, na medida em que todos eles cobrem avarias e emergências da rede elétrica doméstica. Caso identifique que a causa de falta de energia é geral (não existe eletricidade na sua casa, nem nas áreas próximas) ou não consiga identificar a causa da falta de energia, deve contactar o Operador de Rede de Distribuição pela linha 800 506 506 (linha de avarias chamada grátis, 24h).

Mas olhemos para as causas, quando o problema é restrito à sua habitação e o que deverá verificar:

Se recebeu algum aviso de corte e tem alguma fatura por pagar

Poderá, por algum motivo, não ter verificado que tinha pagamentos em atraso ou o método de pagamento que selecionou estar com algum problema.

Se o quadro geral foi abaixo

O quadro elétrico poderá ir abaixo. Não é normal, nem usual que isto aconteça sem que algum equipamento seja o causador da anomalia. Porém, convém verificar se é possível restabelecer a eletricidade, ligando, simplesmente, o quadro. Em todo o caso, mesmo que consiga, deverá, numa fase posterior, contactar um profissional para verificar se está tudo em condições com a sua instalação elétrica.

Se tem algum equipamento que está a provocar o corte de ligação elétrica

Se o causador do corte elétrico for um equipamento, é provável que a deficiência no aparelho possa estar a provocar um problema maior e fazer disparar o disjuntor elétrico. O que faz o diferencial disparar varia de acordo com vários fatores, entre eles: sobrecarga, curto-circuito, conexões soltas, sobreaquecimento, falhas de aterramento, quadros elétricos envelhecidos e antiquados, e fiação inadequada.

Se compreender estas causas, vai conseguir tomar as medidas adequadas para resolver possíveis problemas elétricos que possa vir a ter, evitando riscos elétricos e acidentes graves, e assegurando um sistema elétrico seguro e eficiente.

O que fazer quando a eletricidade regressar

 

No momento em que se apercebeu que lhe faltava eletricidade em casa, possivelmente ligou vários equipamentos. Por conseguinte, após a eletricidade regressar, é importante que faça o exercício de verificação dos equipamentos que estão ligados, por um lado para não gastar energia sem necessidade, por outro para certificar-se que não coloca a sua habitação em risco com algum eletrodoméstico ligado sem a sua perceção.

O segundo passo é perceber se algum equipamento ficou danificado com o corte de eletricidade e aqui, mais uma vez, um serviço Apoio poderá ser um garante de segurança contra este tipo de imprevistos, que afetam não apenas o seu dia a dia, como também a sua carteira. O facto de terem serviços de urgência dão-lhe o conforto de saber que a sua casa não fica negligenciada em nenhum momento. Para além disso, alguns dos serviços têm compensação por inviabilidade.

De facto, o corte de eletricidade poderá gerar alguns problemas, não apenas aqueles que são mais visíveis, mas também outros que poderão surgir depois. Nem sempre tem a possibilidade de controlar estes cortes, não obstante, é importante garantir que os seus equipamentos têm a manutenção devida e a correta utilização.