Vai comprar ou trocar de carro e está indeciso entre uma viatura híbrida ou elétrica? Explicamos-lhe as vantagens de cada um dos veículos para que decida qual o que se adequa melhor às suas necessidades e estilo de vida.
A indústria automóvel, que é considerada uma das mais inovadoras e dinâmicas, tem tido uma grande evolução nos últimos anos, o que conduziu ao aparecimento de diferentes tipologias de carros. Hoje em dia, são comercializados carros a combustão, híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos (BEV).
A diversidade de viaturas existente atualmente no mercado aumenta a necessidade de perceber as suas diferenças, por forma a que possa descobrir qual a mais apropriada para si.
Tipicamente, as visturas movidas a gasolina ou diesel - sendo que também existem versões bi-fuel - são mais baratas na aquisição e, geralmente, têm maiores custos de utilização (manutenção e combustíveis) em relação aos veículos elétricos (BEV). Os combustíveis utilizados nos motores de combustão continuam a evoluir, em consonância com a incorporação da componente renovável. As atuais políticas de emissões e o desenvolvimento dos e-fuels poderão vir a afetar o seu futuro.
Existem dúvidas sobre a diferença entre os carros híbridos (HEV) e os híbridos plug-in (PHEV). A grande diferença reside no carregamento externo. Ou seja, os híbridos plug-in, da mesma forma que os veículos 100% elétricos, podem ser carregados através dos pontos de carregamento para veículos elétricos (PCVE). Os híbridos combinam o motor elétrico e motor a gasolina, porém não podem ser carregados numa tomada convencional, nem num ponto de carregamento. No mercado, existem híbridos plug-in que, totalmente carregados, poderão ter uma autonomia de até 100 km, utilizando apenas o motor elétrico.
Então como é que carregam as baterias? O motor elétrico dos carros híbridos é alimentado por baterias que se carregam através da travagem regenerativa ou de outros sistemas que aproveitam a energia cinética.
No caso dos carros híbridos, existem dois tipos de motor, um que é a combustão e outro elétrico. O próprio sistema do carro gera a utilização de cada um dos motores, de maneira a tornar a condução mais eficiente.
As viaturas 100% elétricas (BEV) dependem totalmente do motor elétrico, da energia que é acumulada nas baterias. Os modelos mais comuns desta tipologia de viatura têm uma autonomia de até 400 km.
Um motor elétrico combina mecânica com eletricidade para poder funcionar. Assim, graças ao seu mecanismo de bobinas, que gera os movimentos dos campos magnéticos, converte-se a energia elétrica em energia mecânica de rotação. Os momentos-chave para entender o seu funcionamento são: a fase de aceleração e a fase desaceleração.
Neste momento, e na grande maioria dos casos, carregar um carro elétrico, em casa ou com recurso a carregamentos lentos, é mais económico do que abastecer um carro a combustão. Não obstante, nos carros elétricos, a autonomia e a oferta limitada de PCVE continuam a ser uma desvantagem.
No momento da decisão, deverá considerar vários aspetos e ponderar bem as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Não se esqueça da condução, obviamente. Afinal, irá utilizar a viatura no seu dia a dia e deverá conseguir sentir prazer na sua mobilidade. Por isso, experimente, faça o famoso teste drive antes de escolher o modelo ou tipologia de carro.