O setor energético enfrenta desafios significativos à medida que a sociedade procura soluções mais sustentáveis para reduzir a pegada de carbono. Entre as alternativas emergentes, destaca-se o HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), um combustível renovável que oferece um equilíbrio promissor entre eficiência, sustentabilidade e compatibilidade com a infraestrutura atual. Este artigo explora o que é o HVO, como é produzido, a sua importância para a sociedade, e os desafios e oportunidades que o acompanham.
O que é HVO?
Tecnicamente chamado HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado ou Hydrotreated Vegetable Oil), é um Biocombustível Avançado puro, produzido a partir de resíduos (agrícolas, florestais, biomassas, gorduras animais, etc.), que não competem na cadeia alimentar e com origem comprovada por certificados emitidos pela entidade europeia International Sustainability Carbon Certification (ISCC).
Estes resíduos são sujeitos a um complexo processo produtivo de hidrogenação e isomerização com utilização de hidrogénio, para obter um produto química e molecularmente semelhante ao gasóleo fóssil tradicional.
A importância do HVO no setor energético
O HVO apresenta-se como uma solução eficiente e imediata para a descarbonização da mobilidade. Entre os seus principais benefícios estão:
- Redução das emissões de carbono. Por ser produzido a partir de resíduos, o HVO tem uma pegada de carbono significativamente mais baixa em comparação com os combustíveis fósseis. Estudos mostram que pode reduzir as emissões de CO₂ até 90% ao longo do ciclo de vida, dependendo das matérias-primas utilizadas. Além disso, ajuda a reduzir emissões em setores onde a eletrificação é mais difícil, como, por exemplo, o setor de transportes de pesados, marítimo e a aviação.
- Compatibilidade com os motores diesel existentes. Uma das grandes vantagens do HVO é a sua compatibilidade com os motores a diesel atuais, sem qualquer alteração mecânica ou manutenção suplementar, desde que assim indicado pelo respetivo fabricante. O seu elevado índice de cetano promove uma ignição mais rápida a frio e uma otimização da combustão. Por conter um teor residual de enxofre e de compostos aromáticos, minimiza a formação de partículas durante a combustão, reduzindo a necessidade da regeneração do filtro de partículas. Assim sendo, a adoção deste tipo de combustível torna-se a solução mais imediata para a descarbonização dos transportes rodoviários, reduzindo o impacto ambiental, facilitando a transição e sem alterar os hábitos dos clientes.
- Permite a utilização de infraestruturas atuais. O HVO pode ser armazenado, distribuído e abastecido nas infraestruturas existentes, o que também torna a sua utilização mais imediata e com menos custos. Este produto já está disponível nas Estações de Serviço da Repsol.
- Contribui para a economia circular. A utilização de resíduos como matéria-prima para produzir HVO promove a economia circular, ao transformar subprodutos em recursos valiosos para o setor energético.
O presente do HVO
O uso do HVO tem crescido rapidamente em vários países, especialmente na Europa e na América do Norte. Países como Finlândia, Suécia e Países Baixos são líderes na produção e consumo deste combustível, tendo investido em infraestrutura e políticas para promover a sua utilização. Em vários países da Europa, como Espanha e Itália, a utilização deste tipo de combustível já está disponível para todos. Em Portugal, neste momento, a utilização do HVO só é permitida a frotas cativas.
Por exemplo, na Suécia, o HVO já representa uma parte significativa do combustível usado no setor dos transportes, com resultados notáveis na redução das emissões de gases de efeito estufa. Nos Países Baixos, iniciativas como a substituição de diesel fóssil em frotas públicas e privadas demonstram os benefícios económicos e ambientais do HVO.
O futuro do HVO
Embora o HVO seja já uma realidade em muitos mercados, o futuro deste combustível depende de inovações tecnológicas, expansão de infraestrutura e superação de desafios económicos e ambientais.
- Inovações tecnológicas: a pesquisa e o desenvolvimento contínuos estão focados na diversificação das matérias-primas utilizadas na produção de HVO, como resíduos agrícolas e industriais, para reduzir a dependência de óleos vegetais virgens. Além disso, avanços no processo de produção podem aumentar a eficiência e reduzir os custos.
- Expansão de mercado: à medida que mais países adotam metas de descarbonização, espera-se que a procura por HVO cresça. No entanto, será necessário um aumento significativo da capacidade de produção para atender a essa procura.
- Desafios a superar: apesar do seu potencial, o HVO enfrenta desafios como a competição por matérias-primas com outras indústrias e a necessidade de investimentos em infraestrutura para garantir a sua disponibilidade em larga escala. Além disso, a regulamentação e o apoio governamental serão cruciais para viabilizar a sua expansão.
Vantagens e desvantagens do HVO
Vantagens:
- Reduz drasticamente as emissões de gases de efeito estufa.
- Compatível com a infraestrutura e motores diesel existentes.
- Impacto reduzido na qualidade do ar, pois não emite partículas como o diesel fóssil.
- Contribui para a economia circular.
Desvantagens:
- Custo de produção ainda elevado em comparação com o diesel convencional.
- Dependência de matérias-primas que podem competir com a produção alimentar.
- Necessidade de políticas claras para garantir a sustentabilidade das cadeias de fornecimento.
A Repsol e o HVO
A Repsol tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção do HVO como parte da sua estratégia de transição energética e compromisso com a neutralidade carbónica até 2050. Em março de 2024, a Repsol iniciou a produção em larga escala de biocombustíveis renováveis na refinaria de Cartagena, a primeira desse tipo na Península Ibérica. A instalação possui capacidade para produzir anualmente 250 000 toneladas de combustíveis renováveis a partir de resíduos, incluindo HVO e Sustainable Aviation Fuel (SAF). Também planeia converter uma unidade no complexo industrial de Puertollano até 2025 para produzir 240 000 toneladas de combustíveis renováveis.
O HVO representa uma solução prática e sustentável para reduzir as emissões de carbono no setor energético, mantendo a compatibilidade com as tecnologias existentes. Apesar dos desafios, o seu desenvolvimento e adoção em larga escala têm o potencial de transformar o panorama energético global, contribuindo para um futuro mais verde e eficiente. Empresas como a Repsol serão fundamentais para garantir o sucesso deste combustível promissor.