O isolamento da sua casa deve ser uma prioridade, principalmente nos meses mais frios. Os sistemas de aquecimento poderão ajudá-lo a aquecer a habitação, mas tão ou mais importante como a geração de calor é a manutenção desses mesmo calor.
Segundo a Eurostat, cerca de 17,5% da população portuguesa não tem meios para manter a sua habitação aquecida nos meses de temperaturas mais baixas. Muitas das vezes, o problema reside na incapacidade de manutenção da temperatura gerada pelos sistemas de aquecimento. Uma das consequências, para além da falta de conforto térmico, é o aumento da fatura de energia, uma vez que tem de gastar mais energia para se sentir confortável.
Uma tarifa de eletricidade e gás que se adeque às suas necessidades energéticas é importante para reduzir a sua fatura de energia. No entanto, um bom isolamento térmico também é preponderante, na medida em que consegue manter a temperatura do interior da sua habitação ao longo do ano, tanto nos meses de mais calor, como nos meses mais gélidos.
Se pretende aumentar a eficiência energética, melhorando mesmo o certificado energético do seu imóvel, deverá considerar alguns investimentos, podendo, para tal, recorrer aos apoios e incentivos do Estado português.
Face aos meses invernais, propomos que mude as janelas por umas mais eficientes. Os caixilhos de alumínio, PVC ou madeira são a resposta a como isolar janelas do frio. Irá interessa-lhe saber que este elemento ocupa entre 25 e 35% do espaço vazio na parede.
O pavimento das casas é complexo de isolar, devido ao contacto com o terrapleno. No entanto, pode instalar materiais isolantes ao nível da cerâmica. Poderá optar por espuma fenólica ou por lâminas de poliestireno expandido. Deste modo, irá mitigar até 7% das perdas energéticas.
Recentemente, muitas pessoas questionam-se sobre como isolar paredes interiores do frio. As injeções são ideais em paredes de folha dupla (com espaço oco no centro), onde se forma a ponte térmica. Este mecanismo é responsável pelas fugas de calor que podem ser solucionadas com injeções. Os materiais de recheio mais usados são o poliuretano ou a fibra celulósica.
Uma redução de até 25% da entrada do ar de baixa temperatura está nas suas mãos. Para isso, procure modelos que sejam isolantes, como a caixa das persianas. Os estilos mais frequentes, como estores ou as de correr, não são de todo eficientes neste sentido. Recorra a materiais como o PVC e o alumínio
Há certos conselhos, que requerem um menor investimento, que pode pôr em prática ainda hoje para deixar de passar frio neste inverno. Iremos demonstrar-lhe com esta lista de dicas para reduzir o consumo de energia:
Como vê, muitas destas práticas e recomendações poderão ajudá-lo a isolar a casa do frio e aproveitar ao máximo um dos Planos da Repsol. Reduzir a fatura da luz e não passar frio este inverno não é assim tão difícil.
Outras leituras interessantes