Mudar de casa é um desafio. Para além de tudo o que há de bom na mudança, existem questões burocráticas que devem ser tratadas.
Da mudança da morada fiscal, até à atualização dos dados nos documentos, passando pelo contrato de eletricidade e gás e pela transferência dos contratos de telecomunicações. Saiba com o que contar e quais os assuntos essenciais, que não podem ficar pendentes, numa mudança de residência.
Imaginemos que contratou recentemente um dos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol, vai mudar de casa, mas quer continuar a usufruir do seu Plano Repsol que lhe dá vantagens multienergia.
Para continuar a ser Cliente Repsol, poderá ligar para o 210 540 000, que a equipa da Repsol poderá apoiar em toda a mudança. Por pontos, dizemos-lhe o que terá de fazer:
No seu processo de mudança de casa, poderá aproveitar para se tornar um Cliente Multienergia, com os Planos de Eletricidade e Gás da Repsol. Caso essa nova habitação já tenha um serviço de fornecimento de energia em nome do antigo proprietário, poderá num só processo fazer a Mudança de Comercializadora de Energia com Alteração de Titularidade junto da nova comercializadora.
Para efetuar esta alteração da titularidade do contrato, deverá ter consigo os seguintes documentos:
Perguntas frequentes
Poderá solicitar diretamente ao antigo proprietário, pois as anteriores faturas contêm essa informação. Caso não tenha faturas do serviço, poderá pedir à E-Redes estes códigos.
Com a mudança de titularidade contrato, ficará com novos direitos e responsabilidades e, como tal, poderá:
Também poderá dar-se o caso de mudar para uma habitação que não tem contador de eletricidade, sendo que este equipamento é imprescindível, pois permite perceber a quantidade de energia consumida numa determinada instalação.
Para fazer uma ligação à rede, deverá contactar o operador da rede de distribuição e solicitar um orçamento para esta instalação. Porém, antes de dar este passo, deverá certificar-se de que a habitação está certificada e pode receber eletricidade. Por isso, antes de solicitar a ligação, deverá consultar a informação que consta no website da DGEG.
Perguntas frequentes
O operador da rede de distribuição apenas está obrigado a fazer a ligação, caso o consumidor não consiga um orçamento para a construção da ligação junto de outra empresa.
De uma forma sucinta, podemos elencar os seguintes custos:
Passando esta fase, já poderá contratar um dos Planos de Eletricidade e Gás da Repsol e, desta forma, selecionar:
Queremos que tenha acesso a toda a informação necessária para mudar de casa de uma forma tranquila, por isso, partilhamos consigo outros temas que deverá ter em consideração no momento de mudar de habitação: