Quer mudar o líquido do parabrisas do seu carro, mas não sabe como o fazer? Não se preocupe. Se nunca o fez, é possível que tenha a sensação de que é uma tarefa complexa. No entanto, ficará contente por saber que é uma das operações mais simples que pode efetuar num veículo.
Para que aprenda a fazê-lo, neste artigo, contamos-lhe os três passos que deve seguir para substituir o líquido do limpa parabrisas. Seguindo este procedimento, nunca lhe faltará este produto tão importante para a visibilidade ao conduzir.
Onde se coloca o líquido para o limpa parabrisas?
Para substituir o líquido do limpa parabrisas, primeiro, tem de saber onde deve efetuar a operação. O depósito de líquido do limpa parabrisas encontra-se debaixo do capô, no compartimento do motor.
A localização exata varia de carro para carro, mas, em geral, está num dos lados do motor. Normalmente, é um recipiente transparente e tem um símbolo em forma de para-brisas na tampa.
Como vê, encontrá-lo é muito fácil. Contudo, se tiver dúvidas, ou não tem a certeza de que é o depósito certo, pode sempre consultar o manual do veículo.
3 passos para substituir o líquido do para-brisas
Agora que já sabe onde se verte o líquido para o limpa parabrisas, vejamos os três passos a seguir para o encher.
- Com o motor frio, para evitar possíveis queimaduras, abra a tampa do depósito do líquido do limpa parabrisas. É uma tampa de meia rosca e abri-la é muito fácil.
- Com a ajuda de um funil, comece a encher o depósito com o líquido do limpa parabrisas que comprou. Garanta que não transborda. Para isso, não deixe que o nível do líquido fique acima da marca «MAX» localizada no depósito.
- Retire o funil e enrosque bem a tampa. Feche o capô, ligue o veículo e comprove que funciona tudo corretamente.
Como vê, encher o líquido do limpa vidros do carro é uma tarefa muito simples. Não é preciso conhecimentos de mecânica nem de veículos. É apenas necessário seguir estes simples passos.
Os melhores limpa parabrisas para o seu veículo
Quando necessitar de substituir o líquido do limpa parabrisas do seu carro, é muito importante que utilize um produto que tenha sido concebido especificamente para o mesmo.
Evite as soluções caseiras, pois podem acarretar alguns problemas: congelação do líquido com a redução das temperaturas, obstrução dos condutos em que circula, rotura do depósito, etc.
Os limpa parabrisas que pode obter em lojas especializadas incluem componentes que evitam a sua congelação com o frio intenso. Além disso, foram concebidos para oferecer sempre o melhor desempenho.
O mercado dispõe de uma variedade infinita de opções, mas podem resumir-se em dois produtos distintos:
- Limpa parabrisas concentrado. Este limpa parabrisas, além de contar com propriedades anticongelantes, também inclui compostos antimosquitos. Trata-se de um pequeno recipiente de 125 ml com produto concentrado, que deve diluir em cinco litros de água.
- Limpa parabrisas. Por outro lado, tem o limpa parabrisas convencional, perfeito para limpar e retirar a gordura a todo o tipo de vidros. Está disponível num cómodo formato de um litro, ideal para encher o líquido do limpa parabrisas a qualquer momento.
Seja qual for a opção escolhida, poderá ter os vidros do seu veículo sempre imaculados. Especialmente quando a visibilidade na circulação é um aspeto vital para a segurança.
Esperamos que, depois de ter lido este artigo, possa mudar o líquido do limpa parabrisas facilmente, recorrendo, para tal, aos melhores produtos do mercado. Lembre-se de que é tão simples como abrir a tampa do depósito, encher o líquido até à marca e voltar a fechar a tampa. Tão simples quanto isso. Ponha em prática o que aprendeu e encha o líquido do limpa parabrisas do seu veículo ainda hoje.
Outras leituras interessantes
Outras leituras interessantes