Com a crescente popularidade dos veículos elétricos (VE) como uma alternativa ecológica aos carros a combustão interna, surgem questões sobre a sua manutenção, especialmente no que diz respeito à necessidade de lubrificação.
É necessário mudar o óleo nos carros elétricos?
Os veículos elétricos, ao contrário dos motores de combustão interna, não necessitam de trocas frequentes de óleo, porque os motores elétricos não possuem pistões ou válvulas que exijam lubrificação constante para reduzir o atrito e o desgaste. Como têm menos peças móveis, e a diferença é bastante significativa, não é preciso realizar a mesma manutenção regular. Só a título de exemplo, os veículos de combustão interna têm mais de 200 peças móveis, incluindo pistões, válvulas e sistemas complexos de transmissão. Já os veículos elétricos possuem cerca de 20 peças móveis, sendo o motor muito mais simples, com rotor, estator e uma transmissão de uma só velocidade.
No entanto, há componentes que requerem alguma forma de lubrificação, como o sistema de transmissão e o redutor, que transferem a energia do motor para as rodas. Estes sistemas podem necessitar de atenção, embora com menor frequência. Além disso, sistemas como o de travões e a bomba de calor também contêm fluidos que podem precisar de substituição ocasional, embora não com a mesma regularidade do óleo de motor nos carros a combustão.
O tipo de óleo lubrificante é o mesmo nos carros elétricos?
Os lubrificantes usados em VE são diferentes dos aplicados nos motores tradicionais. Nos veículos a combustão, o óleo tem de lidar com altas temperaturas e com subprodutos da combustão. Já nos veículos elétricos, os lubrificantes usados em componentes como transmissões e redutores são formulados de forma específica para suportar rotações elevadas e dissipar o calor eficientemente. Estes produtos são, em regra, sintéticos, têm uma durabilidade superior e adequam-se às características dos motores elétricos, sobretudo por não conduzirem eletricidade e suportarem as exigências das rotações do motor, que podem atingir as 12 000 RPM. É fundamental seguir as recomendações do fabricante quanto ao tipo de lubrificante para garantir o bom funcionamento do sistema e a longevidade do veículo.
Como se muda o óleo nos carros elétricos?
Embora os veículos elétricos requeiram menos manutenção, os componentes que utilizam lubrificantes ainda precisam de uma substituição ocasional. A troca segue um processo semelhante ao de veículos tradicionais: o carro é elevado, o óleo antigo é drenado e o novo é adicionado, conforme as instruções do fabricante. No entanto, esta manutenção é realizada com menor frequência. Dependendo do modelo e do uso do veículo, pode ser necessária apenas uma ou duas vezes durante a vida útil do automóvel.
O óleo dura o mesmo que num carro a combustão?
O lubrificante usado em veículos elétricos geralmente tem uma durabilidade muito superior aos óleos utilizados em motores de combustão interna, onde a troca ocorre regularmente devido ao desgaste causado pelo calor e pela contaminação com resíduos da combustão. Nos elétricos, os lubrificantes não sofrem o mesmo tipo de degradação e podem durar até 100 000 km ou mais, dependendo das especificações do veículo. Além disso, alguns fabricantes projetam os sistemas de transmissão e redutores para serem quase isentos de manutenção, o que significa que o lubrificante pode durar toda a vida útil do componente. Contudo, é importante seguir as recomendações do fabricante para assegurar o desempenho e evitar problemas de desgaste prematuro.
Os veículos elétricos têm requisitos de manutenção bastante reduzidos em comparação com os modelos de combustão, especialmente no que diz respeito à lubrificação. Embora certos componentes ainda precisem de atenção, o tipo de lubrificante utilizado é mais simples e de maior durabilidade, reduzindo significativamente os custos ao longo da vida útil do carro. Isto faz dos VE uma alternativa mais económica e amiga do ambiente, tanto no uso de energia como na manutenção.
Os lubrificantes desempenham um papel fundamental mesmo nos veículos elétricos e por isso é necessário continuar a criar fórmulas e soluções para responder às necessidades deste mercado em crescimento. A Repsol também é líder na inovação deste setor, com a sua gama EV-Fluids, que, para além de lubrificantes para os diversos componentes, também oferece produtos especiais como o Fluido dielétrico, para refrigeração direta de motores e inversores. Os argumentos para trocar o seu veículo a combustão por um elétrico estão cada vez mais fortes. Descubra todas as soluções que a Repsol tem para lhe oferecer.