Os preços dos combustíveis, em Portugal e no resto do mundo, têm sido tema de conversa e de várias notícias pelos meios de comunicação. Muitas das vezes, faz-se a associação do preço de venda ao público com o valor que o crude é comercializado internacionalmente, mas o preço do crude é apenas um dos componentes que compoêm os preços.
Porque é que quando o preço do barril de petróleo varia, o preço que pagamos para encher o depósito do nosso carro não altera na mesma proporção?
É importante explicar que o custo do crude constitui apenas uma parte daquilo que os consumidores pagam, em média, no posto de abastecimento. Por exemplo, em alguns países representa apenas um quarto do preço final. O montante que pagamos pela gasolina, pelo gasóleo e por outros combustíveis depende de vários fatores, muitos deles relativamente estáveis e não proporcionais ao preço do crude.
Desde a extração até ao posto de abastecimento, o combustível passa por uma série de etapas na sua longa jornada. Ora vejamos estas várias etapas:
- Em primeiro lugar, e começando pelo início, será necessário ter em consideração a parte da procura, uma série de custos ocorrem para o extrair, desde a construção e operação dos equipamentos, ao transporte e pessoas envolvidas. De realçar que o crude é comercializado nos mercados internacionais, mercados esses que são abertos e transparentes.
- Posteriormente, o petróleo bruto tem de ser refinado, antes de se tornar um combustível para os carros, aviões, comboios e barcos, assim como outros produtos indispensáveis para o bem-estar das pessoas. Em toda esta etapa, são necessárias as tecnologias mais vanguardistas e os profissionais mais qualificados, para garantir a máxima eficiência, limpa e segura tecnologia. Estes produtos refinados também são negociados em mercados abertos e transparentes.
- Depois de refinar o crude, o combustível ainda necessita de ser vendido e distribuído pelos postos de abastecimento.
Então, o que estamos a pagar nos postos de abastecimento quando vamos encher o depósito?
Grande parte daquilo que pagamos vai para impostos, como o caso do IVA ou o imposto sobre combustível. Aqueles impostos que incidem sobre o consumo, são, na maioria dos países europeus, um montante fixo que permanece inalterado, independentemente do preço crude.
Para além disso, estes impostos também variam de país para país e de combustível para combustível, razão pela qual os preços são tão díspares em toda a Europa.
Outro elemento importante é a questão cambial. O petróleo bruto é transacionado em dólares, enquanto os combustíveis em euros ou em outras moedas nacionais. As variações no câmbio também influenciam o preço final de venda ao público.
Em suma, o preço do petróleo apenas representa um quarto do preço final, impostos, incluindo o IVA e outros, representam a maior parte, cerca de 60% e a refinação, comercialização e distribuição aproximadamente 15%.
Por conseguinte, as variações do preço do petróleo bruto têm apenas um impacto limitado sobre o preço de venda. Assim sendo, o preço do petróleo é apenas um elemento do custo e cada posto de abastecimento determina o seu preço independentemente. Uma diminuição de 50% no preço do crude pode conduzir, a título de exemplo, a uma descida de apenas 15% no preço de venda ao público.
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