Com a crescente adoção de veículos elétricos (VE), uma das principais questões para os consumidores é o custo de carregamento, tanto em casa quanto fora de casa. Este valor varia consoante diferentes fatores, como o tipo de carregamento, tarifas energéticas e a eficiência.
Quanto custa carregar carros elétricos em casa?
Carregar um VE em casa é, em geral, a opção mais económica e depende diretamente da tarifa de eletricidade contratada. Pode ser calculado multiplicando o consumo do veículo (em kWh) pelo preço do kWh indicado na fatura de eletricidade.
Cálculo do custo por kWh
O custo por kWh em Portugal pode variar consoante o fornecedor e o tipo de contrato. A título de exemplo, consideremos um preço médio de eletricidade para uso doméstico em torno de 0,15 €/kWh. Para calcular o custo total de um carregamento, multiplicam-se os kWh consumidos pelo preço da eletricidade. Um carro elétrico típico consome cerca de 15 a 20 kWh por 100 km. Assim, carregar 100 km em casa custaria aproximadamente entre 2,25 e 3 euros.
Tarifas elétricas
As diferentes tarifas determinam diretamente o valor a pagar pelo carregamento:
Tarifa simples: o preço por kWh é constante durante todo o dia e pode não ser a mais económica para quem carrega o carro durante a noite.
Tarifa bi-horária: oferece preços mais baixos à noite e nos fins de semana, ideais para quem pode carregar o carro nessas horas.
Tarifa tri-horária: adiciona um terceiro período com preços ainda mais baixos, tornando-a ainda mais vantajosa para carregar o veículo a essas horas.
Instalação de um ponto de carregamento
Instalar um ponto de carregamento em casa, conhecido como wallbox, permite carregar com maior eficiência. O custo de instalação pode variar entre 500 e 1500 euros, dependendo das especificações e da infraestrutura necessária. Embora seja um investimento inicial significativo, pode reduzir o tempo de carregamento e otimizar a eficiência do uso de eletricidade.
Dicas para otimizar o carregamento em casa:
- Carregar à noite aproveitando a tarifa bi-horária ou tri-horária pode resultar em poupanças substanciais.
- Ajustar a potência de carregamento: carregar com uma potência ligeiramente mais baixa pode prolongar a vida útil da bateria, resultando em poupanças a longo prazo.
Quanto custa carregar carros elétricos num posto público?
Os postos públicos de carregamento oferecem uma solução conveniente, mas normalmente mais cara do que o carregamento em casa e varia consoante o tipo de posto e a rede de carregamento utilizada.
Para carregar um veículo na rede Mobi.E, é necessário:
- Ter um contrato com um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).
- Utilizar o cartão ou app fornecidos pelo CEME.
- Carregar em qualquer posto, independentemente do operador (OPC).
Existem outras soluções de carregamento que permitem carregar sem contrato prévio com um CEME, utilizar uma app, inserir dados de pagamento e começar a carregar. A fature é emitida no final do carregamento.
Informação recolhida em https://mobie.pt/pt/redemobie/encontrar-posto a 11/10/2024 às 14:11
Estrutura de preços nos postos públicos
O custo de um carregamento na rede Mobi.E inclui:
- Componente CEME: o valor da eletricidade e tarifas de acesso às redes.
- Componente OPC: tarifa pela utilização do posto de carregamento.
- Taxas e impostos: imposto especial sobre o consumo de energia elétrica (IEC) e IVA.
- Serviços adicionais (se aplicável).
Os operadores de postos públicos de carregamento (OPC) geralmente cobram:
Preço por kWh: este é o método mais comum e reflete o consumo real.
Preço por minuto: algumas redes cobram com base no tempo de utilização, o que pode ser mais caro se o carro carregar lentamente.
Quanto custa carregar um híbrido plug-in?
Os veículos híbridos plug-in têm uma bateria menor, o que significa que os custos de carregamento são menores em comparação com os carros totalmente elétricos. Um híbrido típico pode precisar de entre 7 e 15 kWh para carregar completamente, voltando ao preço de exemplo acima, o custo em casa seria entre 1,05 e 2,25 euros. Fora de casa, o preço dependerá dos mesmos fatores que afetam os VE.
Devo carregar o carro elétrico em casa ou fora de casa?
Esta escolha depende de uma análise de custo-benefício:
Custo: carregar em casa, especialmente com tarifas bi-horárias ou tri-horárias, tende a ser mais barato. Em postos públicos, pode ser o dobro ou mais.
Conveniência: carregar em casa é mais conveniente para quem pode organizar o carregamento durante a noite. Postos públicos são mais úteis em viagens longas ou quando não há infraestrutura de carregamento em casa.
Impacto no orçamento: para um utilizador típico que percorra 1000 km por mês, o carregamento em casa custaria entre 22,5 a 30 euros, enquanto em postos públicos, o custo pode chegar aos 50 euros mensais.
Fatores que influenciam os custos de carregamento
Horários de carregamento e tarifas
Como mencionado, carregar em horários de menor consumo com tarifas bi-horárias ou tri-horárias pode reduzir significativamente os valores a pagar.
Eficiência energética
Veículos com maior eficiência consomem menos energia para percorrer a mesma distância, saindo mais barato.
Condições de condução
Conduzir em condições extremas (frio ou calor) pode aumentar a necessidade de energia devido ao uso de sistemas de climatização, aumentando os custos de carregamento.
Ferramentas e recursos para encontrar os melhores preços e postos de carregamento
Existem várias aplicações e websites que ajudam os condutores a encontrar postos de carregamento e comparar preços.
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