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Quanto custa carregar um carro elétrico em casa e fora de casa?

Com a crescente adoção de veículos elétricos (VE), uma das principais questões para os consumidores é o custo de carregamento, tanto em casa quanto fora de casa. Este valor varia consoante diferentes fatores, como o tipo de carregamento, tarifas energéticas e a eficiência.

Quanto custa carregar carros elétricos em casa?

Carregar um VE em casa é, em geral, a opção mais económica e depende diretamente da tarifa de eletricidade contratada. Pode ser calculado multiplicando o consumo do veículo (em kWh) pelo preço do kWh indicado na fatura de eletricidade.

Cálculo do custo por kWh

O custo por kWh em Portugal pode variar consoante o fornecedor e o tipo de contrato. A título de exemplo, consideremos um preço médio de eletricidade para uso doméstico em torno de 0,15 €/kWh. Para calcular o custo total de um carregamento, multiplicam-se os kWh consumidos pelo preço da eletricidade. Um carro elétrico típico consome cerca de 15 a 20 kWh por 100 km. Assim, carregar 100 km em casa custaria aproximadamente entre 2,25 e 3 euros.

Tarifas elétricas

As diferentes tarifas determinam diretamente o valor a pagar pelo carregamento:

Tarifa simples: o preço por kWh é constante durante todo o dia e pode não ser a mais económica para quem carrega o carro durante a noite.

Tarifa bi-horária: oferece preços mais baixos à noite e nos fins de semana, ideais para quem pode carregar o carro nessas horas.

Tarifa tri-horária: adiciona um terceiro período com preços ainda mais baixos, tornando-a ainda mais vantajosa para carregar o veículo a essas horas.

Instalação de um ponto de carregamento

Instalar um ponto de carregamento em casa, conhecido como wallbox, permite carregar com maior eficiência. O custo de instalação pode variar entre 500 e 1500 euros, dependendo das especificações e da infraestrutura necessária. Embora seja um investimento inicial significativo, pode reduzir o tempo de carregamento e otimizar a eficiência do uso de eletricidade.

Dicas para otimizar o carregamento em casa:

  1. Carregar à noite aproveitando a tarifa bi-horária ou tri-horária pode resultar em poupanças substanciais.
  2. Ajustar a potência de carregamento: carregar com uma potência ligeiramente mais baixa pode prolongar a vida útil da bateria, resultando em poupanças a longo prazo.

 

Quanto custa carregar carros elétricos num posto público?

Os postos públicos de carregamento oferecem uma solução conveniente, mas normalmente mais cara do que o carregamento em casa e varia consoante o tipo de posto e a rede de carregamento utilizada.

Para carregar um veículo na rede Mobi.E, é necessário:

  1. Ter um contrato com um CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).
  2. Utilizar o cartão ou app fornecidos pelo CEME.
  3. Carregar em qualquer posto, independentemente do operador (OPC).

Existem outras soluções de carregamento que permitem carregar sem contrato prévio com um CEME, utilizar uma app, inserir dados de pagamento e começar a carregar. A fature é emitida no final do carregamento.

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Informação recolhida em https://mobie.pt/pt/redemobie/encontrar-posto a 11/10/2024 às 14:11

Estrutura de preços nos postos públicos

O custo de um carregamento na rede Mobi.E inclui:

  1. Componente CEME: o valor da eletricidade e tarifas de acesso às redes.
  2. Componente OPC: tarifa pela utilização do posto de carregamento.
  3. Taxas e impostos: imposto especial sobre o consumo de energia elétrica (IEC) e IVA.
  4. Serviços adicionais (se aplicável).

Os operadores de postos públicos de carregamento (OPC) geralmente cobram:

Preço por kWh: este é o método mais comum e reflete o consumo real.

Preço por minuto: algumas redes cobram com base no tempo de utilização, o que pode ser mais caro se o carro carregar lentamente.

 

Quanto custa carregar um híbrido plug-in?

Os veículos híbridos plug-in têm uma bateria menor, o que significa que os custos de carregamento são menores em comparação com os carros totalmente elétricos. Um híbrido típico pode precisar de entre 7 e 15 kWh para carregar completamente, voltando ao preço de exemplo acima, o custo em casa seria entre 1,05 e 2,25 euros. Fora de casa, o preço dependerá dos mesmos fatores que afetam os VE.

 

Devo carregar o carro elétrico em casa ou fora de casa?

Esta escolha depende de uma análise de custo-benefício:

Custo: carregar em casa, especialmente com tarifas bi-horárias ou tri-horárias, tende a ser mais barato. Em postos públicos, pode ser o dobro ou mais.

Conveniência: carregar em casa é mais conveniente para quem pode organizar o carregamento durante a noite. Postos públicos são mais úteis em viagens longas ou quando não há infraestrutura de carregamento em casa.

Impacto no orçamento: para um utilizador típico que percorra 1000 km por mês, o carregamento em casa custaria entre 22,5 a 30 euros, enquanto em postos públicos, o custo pode chegar aos 50 euros mensais.

 

Fatores que influenciam os custos de carregamento

Horários de carregamento e tarifas

Como mencionado, carregar em horários de menor consumo com tarifas bi-horárias ou tri-horárias pode reduzir significativamente os valores a pagar.

Eficiência energética

Veículos com maior eficiência consomem menos energia para percorrer a mesma distância, saindo mais barato.

Condições de condução

Conduzir em condições extremas (frio ou calor) pode aumentar a necessidade de energia devido ao uso de sistemas de climatização, aumentando os custos de carregamento.

Ferramentas e recursos para encontrar os melhores preços e postos de carregamento

Existem várias aplicações e websites que ajudam os condutores a encontrar postos de carregamento e comparar preços.


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