210 540 000 (chamada local)
Contacte-nos
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceite a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
o
Contacte-nos
210 540 000 Linha de Apoio ao Cliente e Contratação
redes elétricas inteligentes

Redes elétricas inteligentes: o que são?

As redes elétricas inteligentes ou smart grids, como também são conhecidas, começam a bater à porta das casas dos portugueses. Neste artigo vamos descobrir tudo sobre como a energia elétrica está ao dispor dos consumidores.

Redes elétricas inteligentes: o que são?

 

Podemos definir as redes inteligentes de energia de uma forma simples: são um método que possibilita a monitorização de fluxos de energia que, de forma automática, consegue tomar decisões para garantir, a qualquer hora, a estabilidade entre o consumo e a produção de energia. Desta forma, os padrões de qualidade e segurança do sistema estão sempre garantidos.

Na verdade, são muitos os benefícios da transformação das redes elétricas em redes inteligentes. Com a introdução de redes inteligentes de energia, o operador da rede elétrica fica habilitado de ferramentas inovadoras que melhoram a maneira como os operadores energéticos conseguem gerir as suas redes energéticas. E na perspetiva do consumidor, esta mudança para as redes inteligentes oferece uma visão mais alargada sobre a diversidade de opções em relação aos seus consumos e hábitos energéticos.

Para entrar para a rede inteligente, é necessário fazer algumas mudanças. Primeiro, é preciso equipar todos os pontos de entrega com contadores de energia inteligentes. Estes contadores utilizam tecnologia que permite comunicar com a rede, além de comunicarem entre eles. Tal como uma rede de Internet, estes contadores enviam e recebem informação em tempo real para compreenderem todos os níveis de consumo do utilizador.

Qual a importância na distribuição de energia?

 

A utilização de redes inteligentes, e a passagem para contadores que consigam processar esta informação, permitirá que as entidades competentes possam desempenhar um papel ativo ao nível da gestão de redes elétricas. Estas redes possibilitam a identificação do trânsito de energia e, desta forma, as entidades competentes conseguem, junto dos produtores de energia independentes, servir melhor os seus consumidores.

Recorrendo a estas redes inteligentes de energia, é possível acumular remotamente dados de consumo reais, sincronizar automaticamente o relógio dos contadores, detetar a possibilidade de fraudes, fazer uma contagem de interrupções de energia, efetuar cortes remotos, atualizar o tarifário e, ainda, desenvolver uma interface que comunica diretamente com o consumidor.

Com a possibilidade de uma comunicação direta, no futuro, os clientes vão poder desfrutar de novas categorias de serviço, tornando-se em agentes ativos do sistema, por se encontrarem ligados à informação que estas redes podem gerar. Através de redes inteligentes, o consumidor pode colocar os seus eletrodomésticos a funcionar conforme os padrões estabelecidos, usando a rede com maior eficácia.

Todavia, não são apenas os consumidores quem beneficia. Os comercializadores de energia poderão, também, fornecer novos serviços baseados na quantidade de informação que retiram das redes elétricas inteligentes. Novos serviços como:

  • Visualização de consumos em gráficos
  • Comparação detalhada do consumo vs produção
  • Correção de tarifário e potência contratada
  • Proteção de orçamento estabelecendo um gasto máximo possível

 

Como funcionam as redes elétricas inteligentes?

 

As redes elétricas inteligentes exigem um funcionamento muito mais complexo do que uma rede de energia tradicional. Para uma rede inteligente funcionar, precisa de interligar sistemas de informação e controlos automatizados que respondam, em tempo real, às exigências do mercado energético. Esta gestão implica a existência de uma resposta célere às flutuações da produção energética. Desta forma, existe informação permanente sobre os consumos energéticos, dando assim a possibilidade ao consumidor de fazer uma utilização mais responsável de todo o seu ciclo energético.

Assim, para o correto funcionamento das redes inteligentes, é necessária uma alargada infraestrutura tecnológica que irá permitir que desde a geração energética, à transmissão e distribuição, todo o processo seja, automaticamente, controlado tanto pelas entidades comercializadoras, como também pelo consumidor.

Como irão impactar o mercado de energia?

 

O mercado de energia vai sentir um grande impacto com o desenvolvimento de redes inteligentes. Mais do que um grande desenvolvimento tecnológico, existem grandes benefícios ao adotarmos estas redes. O primeiro benefício é a eficiência que podemos obter destes sistemas. Ao termos uma rede inteligente, iremos consumir menos energia e, desta forma, vamos conseguir reduzir custos finais e também reduzir emissões de carbono.

Outro benefício existente é a confiança que estas redes estabelecem. Ao estar em constante emissão de informação, a rede inteligente deteta quando o desempenho da rede não está a ser executado como deveria. As redes elétricas inteligentes detetam falhas e conseguem identificá-las com precisão, permitindo uma resposta rápida. Assim, os consumidores nunca são verdadeiramente impactados pelas falhas de energia, já que as redes inteligentes conseguem suprimi-las.

Por fim, o último benefício é a integração. Estas redes podem interagir com os consumos reais de uma casa e facilitam a gestão de energia dos consumidores. Desde a utilização de paneis solares, até à utilização de energia para abastecer veículos energéticos, ou outra categoria de tecnologia, ao utilizar as redes energéticas inteligentes, o consumidor tem uma rede integrada ao seu dispor, tornando os seus consumos mais eficientes.

Em conjunto com a seleção de um  Plano de Eletricidade e Gás que se adeque aos hábitos de consumo, os consumidores poderão poupar, todos os meses, na sua fatura de energia e, se selecionarem bem a comercializadora, ainda poderão obter  descontos noutras energias.