O ar-condicionado tornou-se indispensável para as casas dos portugueses, por isso, é necessário ter em consideração as recomendações sobre qual é a temperatura ideal do ar-condicionado, nas diferentes estações do ano.
Saber a que temperatura colocar o ar-condicionado é fundamental para evitar possíveis problemas de saúde, como, por exemplo, constipações, mas também para poupar na fatura de eletricidade. Por conseguinte, um fator importante para poupar é escolher a tarifa de luz que se adequa aos seus hábitos de consumo.
Para manter a sua habitação a uma temperatura perfeita, ao mesmo tempo que tem um consumo responsável, deverá utilizar o modo Eco. A grande maioria dos ares-condicionados têm este tipo de programa, apesar que, dependendo da marca, poderão ser mais efetivos. Este é um bom sistema para o ajudar a manter a temperatura ideal e poupar até 30% no seu consumo.
Uma forma de economizar com o ar-condicionado é através da poupança com reparações e revisões. Dispomos de serviço Apoio, que incluem as reparações do seu ar-condicionado, para que possa continuar a usufruir da temperatura ideal, sem pagar mais por isso.
A principal questão é a diferença de temperatura do interior da casa com a do exterior, sendo que esta diferença não deverá ser superior a 12 graus, seja inverno ou verão.
No verão, em norma, a temperatura recomendada para o ar-condicionado é entre 23 e 26 graus. É necessário dar tempo ao corpo para se habituar, pelo que é recomendável que evite cair na tentação de baixar a temperatura depois de chegar a casa, após um dia caloroso.
Seguramente, já ouviu falar que o ar-condicionado durante a noite é prejudicial para a saúde, e não é uma mentira, mas há uma nuance importante, pois se o utilizar corretamente não afetará o seu sono. Ao contrário, poderá dormir melhor se tiver a temperatura perfeita na sua casa. O recomendável é entre 24 e 27 graus. Desta maneira, evitará insónias e as típicas constipações de verão.
Muitos ares-condicionados permitem colocar ar-quente no inverno, graças à bomba de calor que têm incorporada. E, tal como acontece no verão, é necessário ter em atenção a temperatura.
No inverno, recomenda-se uma temperatura média entre os 20 e os 22 graus, uma vez que no exterior estará mais frio. É importante relembrar que não deverá existir uma grande diferença entre a temperatura do exterior e do interior, para que não haja problemas de saúde, nem gastamos mais energia do que aquela que realmente necessitamos.
Durante a noite, a temperatura deverá ser mais baixa, entre 15 e 17 graus, apesar de não se recomendar dormir com aquecimento. O mais indicado é colocar antes de ir dormir para que aqueça a casa e depois desligar. Uma vantagem do inverno, em contraponto em relação ao verão, é que poderá colocar um edredom mais quente, que o ajudará a manter a temperatura corporal.
Se seguir estes conselhos e recomendações, conseguirá ter uma temperatura perfeita na sua casa, sem gastar mais na fatura de luz.
Usufrua de planos de eletricidade e gás natural que lhe dão acesso a descontos e vantagens noutras energias Repsol.