À medida que aumenta a rede pública, e também privada, de pontos de carregamentos para veículos elétricos, cresce a curiosidade sobre os diferentes tipos de carregamento existentes. Neste artigo, exploramos os diferentes tipos de carregamentos existentes, assim como as caraterísticas de cada um.
Quantos tipos de carregamento elétrico existem?
O carregamento de veículos elétricos é um elemento essencial na transição para uma mobilidade mais sustentável. Em Portugal, como em muitos outros países, existem diferentes modos de carregamento para veículos elétricos e diferentes tomadas, conforme as diferentes necessidades e contextos. Estes modos de carregamento variam desde soluções mais simples e lentas até opções mais sofisticadas e rápidas, que permitem um carregamento eficiente em menos tempo. Além disso, com o avanço das tecnologias, surgiu o conceito de carregamento bidirecional, que permite uma maior interação entre o veículo e a rede elétrica. A seguir, conheça os principais modos de carregamento disponíveis.
Carregamento Modo 1 – Schuko
É o mais básico e encontra-se frequentemente em ambientes domésticos. Este modo envolve a utilização de uma tomada padrão, geralmente do tipo Schuko, que é amplamente usada em Portugal. O veículo é carregado diretamente via um cabo que liga os carros elétricos à tomada convencional.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: lenta, variando geralmente entre 2,3 kW e 3,7 kW.
- Segurança: este modo não inclui funcionalidades avançadas de segurança, como comunicação entre o veículo e a rede, o que pode representar um risco se não forem seguidas as orientações adequadas.
- Utilização: é mais adequado para veículos com baterias de menor capacidade e para carregamentos durante a noite, onde a demora não é um fator crítico.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: simplicidade e facilidade de uso, pois não requer uma infraestrutura específica.
- Desvantagem: lento e não recomendado para carregamentos frequentes devido à ausência de sistemas de proteção avançados.
Carregamento Modo 2 – lento
Este modo é uma melhoria relativamente ao Modo 1, incorporando um dispositivo de controlo no cabo de carregamento e oferecendo uma camada extra de segurança ao monitorizar o processo. Permite estabelecer uma comunicação mínima entre o veículo e a rede elétrica.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: lenta, semelhante ao Modo 1, variando geralmente entre 3,7 kW e 7,4 kW.
- Segurança: o dispositivo de controlo no cabo ajuda a evitar sobrecargas e curtos-circuitos.
- Utilização: apropriado para uso doméstico ou em locais de trabalho, onde o veículo pode ser deixado a carregar por períodos prolongados.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: melhor segurança em comparação com o Modo 1, com uma velocidade de carregamento ligeiramente superior.
- Desvantagem: ainda assim, é relativamente lento e não satisfaz nenhuma necessidade de rapidez.
Carregamento Modo 3 – semirrápido
Amplamente utilizado em locais públicos e comerciais, este modo requer uma estação de carregamento dedicada e inclui sistemas avançados de comunicação entre o veículo e a infraestrutura elétrica.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: semirrápida, com potências de carregamento que variam de 7,4 kW a 22 kW.
- Segurança: oferece uma comunicação constante entre o veículo e a estação de carregamento, garantindo um processo seguro e eficiente.
- Utilização: ideal para carregamentos em locais de trabalho, centros comerciais e parques de estacionamento públicos, onde o tempo de permanência é geralmente de algumas horas.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: tempo de carregamento mais curto, adequado para a maioria das necessidades diárias.
- Desvantagem: requer a instalação de uma infraestrutura específica, o que pode ser dispendioso.
Carregamento Modo 4: rápido ou ultrarrápido
Este é o mais rápido de todos e utiliza corrente contínua (DC) para carregar diretamente a bateria do veículo sem utilizar os sistemas de conversão AC/DC internos do veículo. Este modo é ideal para situações onde o tempo é um fator crítico.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: rápida a ultrarrápida, com potências que podem variar desde 50 kW até 350 kW ou mais.
- Segurança: equipado com sistemas de segurança avançados, incluindo comunicação constante e controlo de temperatura das baterias.
- Utilização: principalmente em estações de serviço e áreas de descanso das autoestradas, onde os condutores precisam de recarregar rapidamente durante viagens longas.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: permite carregar a bateria de um veículo em menos de 30 minutos para uma autonomia significativa.
- Desvantagem: a infraestrutura necessária é cara e exige uma rede elétrica robusta.
Carregamento Bidirecional
O Carregamento Bidirecional é uma inovação emergente que permite aos veículos elétricos não só o consumo de energia da rede, mas também a devolução de energia à mesma rede. Este sistema, também conhecido como Vehicle-to-Grid (V2G), é fundamental para a integração de veículos elétricos como mais uma parte do sistema energético.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: pode variar, dependendo da configuração, mas geralmente utiliza potências semelhantes às do Modo 3 ou 4.
- Segurança: inclui sistemas de comunicação avançados que permitem a gestão bidirecional da energia.
- Utilização: este tipo de carregamento ainda está em fase inicial de implementação, mas tem potencial para ser utilizado em cenários de armazenamento distribuído de energia e em comunidades de energia renovável.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: permite que o veículo funcione como uma bateria móvel, contribuindo para a estabilidade da rede elétrica.
- Desvantagem: a tecnologia continua a ser desenvolvida e não se encontra amplamente disponível.
Que tipo de carregamento deverei utilizar?
A escolha do tipo de carregamento depende de vários fatores, incluindo a rotina diária, a capacidade da bateria do veículo, a disponibilidade de infraestruturas de carregamento e as necessidades específicas de carregamento rápido. Para carregamentos domésticos, onde o veículo fica estacionado por longos períodos, o Modo 2 é, geralmente, suficiente. Em contextos urbanos ou de trabalho, onde o tempo de carregamento pode ser limitado, o Modo 3 é uma escolha comum. Para viagens longas ou em casos de necessidade urgente, o Modo 4 oferece a solução mais rápida. O carregamento bidirecional, embora ainda no seu início, pode ser uma opção interessante para aqueles que desejam maximizar a eficiência energética e contribuir para uma rede elétrica mais sustentável.
A rede de Estações de Serviço da Repsol tem vindo a disponibilizar cada vez mais pontos de carregamento para veículos elétricos. Ao aderir à Mobilidade elétrica com a Repsol, poderá utilizar o cartão de carregamento em qualquer ponto público existente na rede Mobi.e nacional.