Os barbecues a gás podem ser a solução ideal para os seus programas de verão. Os dias mais longos e quentes são sinónimos de churrasco. Seja no jardim, na varanda ou no parque, é o programa ideal para juntar amigos e família e aproveitar o bom tempo. No entanto, se for escolher um barbecue, tem de ter em conta vários fatores. Os grelhadores tradicionais de pedra podem ter um grande destaque no seu jardim, mas a maioria das pessoas nem tem uma área exterior grande o suficiente para elas. Por isso, é necessário encontrar outras opções no mercado que se adequem às suas necessidades.
Todas essas limitações podem ser ultrapassadas pelos barbecues a gás. Na hora de comprar um para os seus churrascos, há vários modelos e características por onde escolher. A segurança, a praticabilidade e a limpeza são algumas delas. Neste artigo, mostramos-lhe todos os tipos disponíveis no mercado, assim como as características a considerar.
Tipos de barbecues a gás disponíveis no mercado
Com os grelhadores a gás, os churrascos estão à distância de um botão. É exatamente isto que necessita para as ligar e começar a partilhar momentos de diversão. O mercado oferece-lhe várias opções. Cada uma com as suas características e propósito. Por isso, deve escolher a que melhor se adequa às suas necessidades.
Barbecue a gás com 1 queimador
Se vive num apartamento, este tipo de barbecue é o ideal para si. Não ocupa muito espaço e é facilmente transportável, seja para um local onde o posso armazenar, seja para levar para um piquenique, de férias ou mesmo para casa de familiares ou amigos. Por certo, todos eles ficaram com inveja da praticabilidade deste equipamento, em comparação com outros grelhadores.
Para este tipo de equipamento, a garrafa de gás K6 da Repsol, com 6kg de gás butano, ajusta-se perfeitamente, o que aumenta ainda mais a sua portabilidade e comodidade na hora de montar e desmontar o equipamento.
Barbecues a gás com 2 queimadores
O barbecue a gás com 2 queimadores é aquele tipo de equipamento que, não sendo demasiado espaçoso, é possível instalar num espaço exterior não muito grande, e, ao mesmo tempo, transportar, apesar de não ter a mesma portabilidade do que um barbecue a gás com 1 único queimador.
Os 2 queimadores confere-lhe mais rapidez nos cozinhados, o que poderá ser interessante para acolher um grupo de familiares e amigos.
Barbecues a gás com 3 queimadores
Este tipo de equipamento, dado o número de queimadores, é mais aconselhável para casas com um espaço exterior considerável. Permite cozinhar mais rápido e, muitos deles, vêm equipados com um queimador isolado dos demais, o que permite cozinhar a diferentes velocidades e com total separação dos alimentos.
O seu transporte não é muito aconselhável, face às suas dimensões, não obstante, tal como os demais, é facilmente armazenável noutros espaços, considerando as diferentes estações do ano.
Fatores a considerar ao escolher um barbecue a gás
O barbecue a gás está a ganhar bastante popularidade por reunir um conjunto de características específicas. Depois de perceber qual o tipo que melhor se adequa a si, são estes os fatores que deve considerar.
1. Praticabilidade
Em poucos minutos, consegue montar e preparar o barbecue a gás. Assim, como limpá-lo e voltar a desmontar. Estes tipos de barbecues dão-lhe uma experiência de churrasco diferente pela praticabilidade que conferem a todas as etapas do processo. Acima de tudo, não precisa de esperar muito tempo até que a chama fique pronta a utilizar e os alimentos ficam no ponto muito mais depressa.
2. Limpeza
Outro fator a ter em conta é que este tipo de barbecue emite muito pouco fumo enquanto está a cozinhar. Aliás, o único que emite é semelhante ao que produz quando cozinha no seu fogão da cozinha. Para além disso, o gás não provoca mais nenhuma outra sujidade. O que significa que se viver num apartamento, ou simplesmente se quiser que o processo de limpeza seja muito mais rápido, os barbecues a gás são as melhores para si.
3. Segurança
Os barbecues a gás oferecem-lhe bastante mais segurança. A chama é facilmente controlável através de botões e não está exposta. Por isso, o risco de tocar em superfícies demasiado quentes quando ao virar os alimentos é muito menor. Adicionalmente, e principalmente os modelos mais recentes, vêm também com um termómetro incorporado, o que lhe permite medir a temperatura e mantê-la na que deseja. Ao dar-lhe este controlo pode assar diferentes tipos de alimentos, sempre com a temperatura correta. Isto oferece-lhe o melhor dos dois mundos: os alimentos ficam com o sabor de churrasco e pouca probabilidade de se queimarem.
4. Facilidade de armazenamento
Há quem prefira ter os barbecues a gás o ano todo no seu jardim. No entanto, há quem também prefira montá-las e desmontá-las sempre que vai fazer um churrasco. Vários fatores podem levar a que tome esta decisão, nomeadamente a facilidade com que as pode guardar. Para isso, só tem de arranjar um espaço para as arrumar. Basta seguir as instruções de armazenamento e escolher um barbecue que seja fácil de transportar.
Seja qual for o barbecue a gás que escolha para o seu verão, pode sempre contar com a Repsol para lhe fornecer o gás, na sua própria casa, com toda a comodidade necessária. O serviço QueroGás garante que nunca lhe faltem garrafas de gás em casa. O processo de encomenda online é bastante simples e prático e oferece-lhe bastantes vantagens. Neste verão, não há desculpa para não reunir amigos e família à volta de um churrasco e de proporcionar-lhes momentos divertidos.