Tipos de carregamento elétrico
Tipos de carregamento elétrico
Descubra como pode carregar o seu veículo elétrico
Vantagens da mobilidade eléctrica
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Recarga em qualquer lugar
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Carregamento elétrico: Schuko
Carregamento elétrico: Schuko
É o mais básico e encontra-se frequentemente em ambientes domésticos. Este modo envolve a utilização de uma tomada padrão, geralmente do tipo Schuko, que é amplamente usada em Portugal. O veículo é carregado diretamente via um cabo que liga os carros elétricos à tomada convencional.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: lenta, variando geralmente entre 2,3 kW e 3,7 kW.
- Segurança: este modo não inclui funcionalidades avançadas de segurança, como comunicação entre o veículo e a rede, o que pode representar um risco se não forem seguidas as orientações adequadas.
- Utilização: é mais adequado para veículos com baterias de menor capacidade e para carregamentos durante a noite, onde a demora não é um fator crítico.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: simplicidade e facilidade de uso, pois não requer uma infraestrutura específica.
- Desvantagem: lento e não recomendado para carregamentos frequentes devido à ausência de sistemas de proteção avançados.
Carragamento elétrico: Lento
Carragamento elétrico: Lento
Este modo é uma melhoria relativamente ao Modo 1, incorporando um dispositivo de controlo no cabo de carregamento e oferecendo uma camada extra de segurança ao monitorizar o processo. Permite estabelecer uma comunicação mínima entre o veículo e a rede elétrica.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: lenta, semelhante ao Modo 1, variando geralmente entre 3,7 kW e 7,4 kW.
- Segurança: o dispositivo de controlo no cabo ajuda a evitar sobrecargas e curtos-circuitos.
- Utilização: apropriado para uso doméstico ou em locais de trabalho, onde o veículo pode ser deixado a carregar por períodos prolongados.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: melhor segurança em comparação com o Modo 1, com uma velocidade de carregamento ligeiramente superior.
- Desvantagem: ainda assim, é relativamente lento e não satisfaz nenhuma necessidade de rapidez.
Carregamento elétrico: Semirrápido
Carregamento elétrico: Semirrápido
Amplamente utilizado em locais públicos e comerciais, este modo requer uma estação de carregamento dedicada e inclui sistemas avançados de comunicação entre o veículo e a infraestrutura elétrica.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: semirrápida, com potências de carregamento que variam de 7,4 kW a 22 kW.
- Segurança: oferece uma comunicação constante entre o veículo e a estação de carregamento, garantindo um processo seguro e eficiente.
- Utilização: ideal para carregamentos em locais de trabalho, centros comerciais e parques de estacionamento públicos, onde o tempo de permanência é geralmente de algumas horas.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: tempo de carregamento mais curto, adequado para a maioria das necessidades diárias.
- Desvantagem: requer a instalação de uma infraestrutura específica, o que pode ser dispendioso.
Carregamento elétrico: Rápido ou ultrarrápido
Carregamento elétrico: Rápido ou ultrarrápido
Este é o mais rápido de todos e utiliza corrente contínua (DC) para carregar diretamente a bateria do veículo sem utilizar os sistemas de conversão AC/DC internos do veículo. Este modo é ideal para situações onde o tempo é um fator crítico.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: rápida a ultrarrápida, com potências que podem variar desde 50 kW até 350 kW ou mais.
- Segurança: equipado com sistemas de segurança avançados, incluindo comunicação constante e controlo de temperatura das baterias.
- Utilização: principalmente em estações de serviço e áreas de descanso das autoestradas, onde os condutores precisam de recarregar rapidamente durante viagens longas.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: permite carregar a bateria de um veículo em menos de 30 minutos para uma autonomia significativa.
- Desvantagem: a infraestrutura necessária é cara e exige uma rede elétrica robusta.
Carregamento elétrico: Bidirecional
Carregamento elétrico: Bidirecional
O Carregamento Bidirecional é uma inovação emergente que permite aos veículos elétricos não só o consumo de energia da rede, mas também a devolução de energia à mesma rede. Este sistema, também conhecido como Vehicle-to-Grid (V2G), é fundamental para a integração de veículos elétricos como mais uma parte do sistema energético.
Características principais:
- Velocidade de carregamento: pode variar, dependendo da configuração, mas geralmente utiliza potências semelhantes às do Modo 3 ou 4.
- Segurança: inclui sistemas de comunicação avançados que permitem a gestão bidirecional da energia.
- Utilização: este tipo de carregamento ainda está em fase inicial de implementação, mas tem potencial para ser utilizado em cenários de armazenamento distribuído de energia e em comunidades de energia renovável.
Vantagens e desvantagens:
- Vantagem: permite que o veículo funcione como uma bateria móvel, contribuindo para a estabilidade da rede elétrica.
- Desvantagem: a tecnologia continua a ser desenvolvida e não se encontra amplamente disponível.
Como aderir à Mobilidade Elétrica
Como aderir à Mobilidade Elétrica
Em primeiro lugar, deverá registar-se no programa Repsol Move.
Com o registo efetuado e o log-in efetuado, poderá solicitar o cartão virtual Repsol Mobilidade Elétrica.
Na morada que indicar no formulário, irá receber o cartão Repsol Mobilidade Elétrica.
Uma vez ativos o cartão, poderá utilizá-lo em todos os pontos de carregamento para veículos elétricos púbicos da rede Mobi.E.