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Perguntas frequentes
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Queremos resolver todas as suas dúvidas. Estas são as perguntas mais frequentemente colocadas pelos nossos clientes.
O adaptador é colocado no bocal do depósito de viaturas a GPL auto, com o objetivo de permitir o acoplamento das pistolas existentes nas Estações de Serviço e, consequentemente, o abastecimento. Isto acontece porque há vários modelos de bocal nos depósitos das viaturas e um modelo europeu para pistola de abastecimento.
Poderá encontrar o adaptador Euroconector em todas as Estações de Serviço Repsol com GPL Auto. Confira as Estações de Serviço que têm este tipo de energia.
Sim, isto dá lugar continuamente a confusões. Basicamente, existem veículos que usam AutoGás, e veículos que usam gás natural veicular. O biogás como combustível encontra-se atualmente em fase experimental, e o hidrogénio está ainda longe de se introduzir de uma forma massiva.
AutoGás: obtém-se maioritariamente durante a extração de gás natural e de petróleo, e como gás acompanhante ou componente do gás natural húmido, e em menor medida da refinação do petróleo. O AutoGás armazena-se num depósito a uma pressão de apenas 6-8 bar. O AutoGás liquefaz-se facilmente sob uma pressão relativamente baixa. Este efeito físico é o dos populares isqueiros a gás, nos quais há propano, ou seja, um gás equivalente ao AutoGás.
Gás natural (CNG): O gás natural comprime-se a uma pressão de 200 a 250 bar, e introduz-se no depósito através de dispositivos de enchimento especiais. Portanto, a pressão de prova dos depósitos deve ser no mínimo de 600 bar.
Biogás: produz-se sob exclusão de ar pela fermentação, por exemplo, de resíduos orgânicos liquefeitos. Teoricamente, os veículos a gás poderiam circular com biogás. Não obstante, é preciso um tratamento intensivo para conseguir a qualidade necessária. Atualmente, é utilizado em pequena escala.
O AutoGás é Gás de Petréleo Liquefeito GPL (propano, butano e as suas misturas) é um hidrocarboneto que se liquefaz sob uma pressão relativamente baixa, e ocupa neste estado apenas aproximadamente 1/260 do seu volume gasoso. O AutoGás pode ser liquefeito, tecnicamente, sem muitos constrangimentos. Caracteriza-se por um elevado teor de energia. Ao mesmo tempo, queima-se com emissão de poucas substâncias nocivas e pode armazenar-se em boas condições.
O gás GPL é uma energia potente que se usa também nos lares para o aquecimento e a preparação de água quente e na indústria para todos os processos térmicos.
Uma das numerosas aplicações do GPL é o uso como combustível para motores. É apropriado como combustível igualmente que a gasolina, o diesel ou o gás natural. Os requisitos de qualidade do AutoGás estão regulados da mesma maneira em toda a Europa, o que permite um tráfego internacional sem problemas dos veículos movidos com esta fonte de energia. Uma das características mais destacadas do AutoGás é a sua elevada resistência à detonação, que torna desnecessário o uso de aditivos.
Não. No Continente americano, utiliza-se AutoGás desde 1920. Na Espanha, existem veículos com esta energia desde os anos 60.
Claramente o AutoGás. À escala mundial, o AutoGás é o combustível alternativo mais utilizado. Na Europa existem mais de 6 milhões de veículos que circulam com AutoGás. À escala mundial já são mais de 11 milhões. A esta cifra deve acrescentar-se os autocarros de transporte público equipados com AutoGás. Somente nas cidades europeias estão em serviço 1.400 autocarros.
Sim e não. Os motores com AutoGás funcionam da mesma maneira que qualquer motor normal a gasolina. Em vez da mistura de gasolina e ar, queima-se uma mistura de AutoGás e ar nos cilindros. Não obstante, a marcha do motor é mais suave e o desgaste é inferior. Além do mais, os veículos com AutoGás circulam de maneira muito mais respeitosa com o meio ambiente, e o combustível custa cerca de metade que o gasóleo rodoviário.