As frotas elétricas ganham destaque em Portugal, não só pelo impacto positivo no ambiente, mas também pelas vantagens económicas e fiscais que proporcionam às empresas. A transição para veículos elétricos (VE) nas frotas empresariais é cada vez mais incentivada pelas políticas públicas e pela procura crescente das soluções mais sustentáveis.
Benefícios fiscais para frotas elétricas em Portugal
A seguir estão os principais incentivos fiscais e apoios financeiros em 2025 para empresas que integrem veículos elétricos ou híbridos nas suas frotas.
Incentivos Fiscais
- Isenção de Tributação Autónoma
- Veículos elétricos: isentos para veículos 100% elétricos com um custo de aquisição até 62 500 €.
- Veículos híbridos plug-in: benefício condicionado à emissão de CO₂ inferior a 50 g/km e uma autonomia elétrica mínima de 50 km: 2,5% (valor de aquisição inferior a 27 500 €), 7,5% (27 500 a 35 000 €), e 15% (igual ou superior a 35 000 €)
- Dedução de IVA
- Veículos elétricos: dedução total para veículos até 62 500 € (sem IVA).
- Híbridos plug-in: dedução total para veículos até 50 000 € (sem IVA).
- Isenção de ISV e IUC
- Veículos elétricos: totalmente isentos de ISV e IUC.
- Híbridos plug-in: benefício parcial no ISV, proporcional às emissões reduzidas.
- Depreciações e amortização fiscal
- Elétricos e híbridos plug-in: as empresas podem amortizar ou depreciar anualmente o valor de aquisição das viaturas. Para veículos elétricos o limite de aquisição é de 62 500 € (sem IVA) e para viaturas híbridas plug-in é de 50 000 € (sem IVA).
Apoios Financeiros
- Incentivo à aquisição de veículos ligeiros
- Elétricos: 6 000 € por veículo ligeiro de mercadorias, até dois veículos por empresa.
- Híbridos plug-in: Valor ajustado com base na emissão de CO₂ e eficiência energética.
- Apoio à aquisição de bicicletas de carga elétricas
- Subsídio de 50% do valor de aquisição, até 1 500 €, para bicicletas de carga elétricas.
Impacto ambiental e sustentabilidade das frotas elétricas
A mobilidade elétrica é uma peça-chave na estratégia global de descarbonização e combate às alterações climáticas. Ao adotar frotas elétricas, as empresas contribuem para:
- Redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Os veículos elétricos não emitem CO₂ nem outros poluentes durante o uso, ao contrário dos veículos a combustão.
- Melhoria da qualidade do ar. A ausência de emissões locais de óxidos de azoto (NOx) e partículas finas (PM2.5) melhora significativamente a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas.
- Eficiência energética superior. Os veículos elétricos apresentam uma eficiência energética superior à dos veículos convencionais, utilizando melhor a energia proveniente das fontes renováveis.
- Apoio à transição energética. Ao serem carregados com eletricidade proveniente de fontes renováveis, como solar e eólica, os VE integram-se perfeitamente nos objetivos de neutralidade carbónica definidos para 2050.
- Redução do ruído. Os motores elétricos são significativamente mais silenciosos do que os motores de combustão interna, contribuindo para uma menor poluição sonora.
Desafios na implementação de frotas elétricas
Apesar das vantagens, a transição para frotas elétricas apresenta desafios que precisam de ser considerados e ultrapassados pelas empresas:
- Custo inicial elevado. Embora os custos de operação sejam inferiores, o preço de aquisição de veículos elétricos é geralmente mais alto que o dos veículos a combustão, o que pode ser um obstáculo para algumas empresas.
- Infraestruturas de carregamento. A falta de postos de carregamento adequados e disponíveis é uma barreira significativa, especialmente para empresas que operam em áreas rurais ou que necessitam de uma utilização intensiva dos veículos.
- Autonomia limitada. Embora a autonomia dos veículos elétricos tenha melhorado significativamente, pode não ser suficiente para todas as necessidades operacionais, especialmente em serviços de logística de longo alcance.
- Gestão da transição. A mudança de uma frota convencional para uma elétrica implica uma reestruturação da logística, formação dos colaboradores e adaptação de processos internos.
- Dependência da rede elétrica. A disponibilidade e fiabilidade da rede elétrica são cruciais. Qualquer falha ou limitação pode afetar as operações diárias.
Casos de sucesso em Portugal
A transição para frotas elétricas tem sido uma prioridade para várias empresas e instituições portuguesas, alinhando-se com os objetivos nacionais de descarbonização e sustentabilidade. Três exemplos de destaque são os CTT – Correios de Portugal, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e a Águas de Portugal.
DPD Portugal
A DPD Portugal reforça o compromisso com a sustentabilidade ao expandir a frota elétrica para 207 veículos em 14 plataformas logísticas e planeia atingir 287 unidades até 2024. A Repsol desempenha um papel crucial neste processo, fornecendo 300 postos de carregamento e soluções personalizadas que otimizam os custos operacionais e garantem a eficiência da frota elétrica. Apesar de desafios como a autonomia limitada, a DPD equilibra o custo total de utilização (TCO) entre as frotas elétrica e térmica, com apoio da infraestrutura energética da Repsol. Esta parceria de sucesso demonstra como a DPD lidera a descarbonização no setor logístico, promovendo uma mobilidade mais sustentável e eficiente.
CTT – Correios de Portugal
Os CTT têm lugar de destaque na mobilidade elétrica do setor logístico, com cerca de 500 veículos elétricos em operação em 2022. Esta iniciativa reduz emissões de carbono, especialmente em áreas urbanas, e diminui custos operacionais devido à eficiência energética. A empresa também investe em infraestruturas de carregamento, garantindo maior autonomia nas operações.
Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP)
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) tem investido na descarbonização dos transportes públicos, reforçando a sua frota com 48 novos autocarros 100% elétricos, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Agora, conta com 68 veículos livres de emissões, reduzindo cerca de 4000 toneladas de CO₂ por ano. A iniciativa promove um ambiente urbano mais saudável, alternativas de transporte ecológicas e maior eficiência e qualidade no serviço prestado.
Águas de Portugal (AdP)
A Águas de Portugal (AdP) tem apostado na eletrificação da sua frota para promover a sustentabilidade ambiental. Desde 2017, integrou 127 veículos elétricos, substituindo modelos poluentes, e instalou 134 pontos de carregamento. Em 2022, recebeu 7,5 milhões de euros do Fundo Ambiental para adquirir mais 752 veículos elétricos. Esta iniciativa reduziu as emissões de gases com efeito de estufa em 43%, diminuiu custos operacionais e de manutenção e alinhou-se com a Estratégia Nacional para a Mobilidade Elétrica.
Quando analisar a implementação de uma frota elétrica na sua empresa, lembre-se que ponderar se precisa de contratualização com um CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) como a Repsol e assim aceder aos cartões para utilizar a rede pública de carregamento. Poderá conferir a oferta da Repsol, bem como aproveitar os pontos de carregamento para veículos elétricos, existentes nas Estações de Serviço. Se quiser mergulhar a fundo nesta oportunidade virada para o futuro, conte com a vasta experiência da Repsol na construção de soluções à medida, onde se incluem as necessárias infraestruturas de carregamento.