Contacte-nos
Contacte-nos para novas contratações
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Ao preencher este formulário, entraremos em contacto consigo para lhe fazer chegar a nossa oferta de Eletricidade e Gás.
Aceito a Política de Privacidade
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
Depósito de combustível em empresas

Depósito de combustível em empresas  

O controle dos custos operacionais e de energia são fatores fundamentais para a competitividade das empresas. Empresas com frota podem ganhar autonomia com a instalação do seu próprio sistema de abastecimento e/ou carregamento

No caso dos combustíveis e de empresas com frotas muito grandes, considerar a instalação de um deposito de combustível pode ser bastante vantajoso para o negócio. Por isso, neste artigo elencamos alguns aspetos a ter em consideração no momento de decidir se esta pode ser uma solução para o seu negócio. 

O que é necessário para instalar um depósito de combustível numa empresa? 

 

A instalação de um depósito de combustível numa empresa envolve várias etapas e regulamentações que têm por objetivo garantir a segurança e conformidade com a legislação em vigor. Os requisitos específicos podem variar de acordo com a legislação, local e nacional, bem como o tipo de combustível. Por isso, é fundamental ter em consideração alguns aspetos, caso pretenda instalar um depósito de combustível na sua empresa. Elencamos alguns: 

  1. Licenças e autorizações: verifique se a empresa tem as licenças necessárias para armazenar, manusear e distribuir combustíveis. Isso pode incluir licenças ambientais, de segurança e de operação. 
  2. Projeto e engenharia: contrate profissionais de engenharia para projetar a instalação do depósito de combustível, garantindo que esta cumpre os regulamentos de segurança e ambientais. Isso inclui o projeto do tanque, sistemas de segurança, ventilação, sistemas de drenagem, entre outros. 
  3. Escolher o local adequado para o depósito, tendo em conta a acessibilidade, distância de edifícios, áreas residenciais e cursos de água. Tudo isto é fundamental para cumprir alguns parâmetros legislativos. 
  4. Selecionar o equipamento, nomeadamente os tanques, bem como os sistemas de segurança, tais como alarmes ou sistemas de extinção de incendio adequados. 
  5. Deverá assegurar a gestão de resíduos, bem como a formação do pessoal

Este processo de prospeção de mercado e instalação depósitos de combustível deve ser realizado em colaboração com especialistas que assegurem o cumprimento da legislação em vigor. A Repsol, como empresa multienergia que é, e disponibilizando diversas energias para os seus Clientes, poderá acompanhar em todo o processo.  

Como é feito o processo de abastecimento dos veículos? 

 

O processo de abastecimento de veículos em depósitos de combustíveis próprios de empresas é bastante prático e simples, uma vez garantidos todos os passos prévios. Tal como o abastecimento em bomba, o abastecimento de um veículo através de um depósito de combustível dever respeitar todas as regras de segurança, de maneira a salvaguardar todos os envolvidos. 

No final do abastecimento é necessário garantir que tudo fica em conformidade, relativamente à limpeza e segurança, devendo ser feito o registo do abastecimento para controlo e manutenção do mesmo. 

Quais as vantagens de um depósito de combustível para as empresas? 

 

A instalação e manutenção de um depósito de combustível pode implicar um investimento inicial considerável e a necessidade de lidar com alguma burocracia, no entanto pode oferecer várias vantagens para as empresas, dependendo do tipo de negócio e das necessidades específicas. Das principais vantagens da instalação de um deposito de combustível destaque para: 

  1. Redução de custos associados ao abastecimento de veículos e equipamentos. As empresas podem comprar combustível a granel a preços mais competitivos, evitando custos adicionais de transporte e logística e flutuações grandes de preços. 
  2. Autonomia - um depósito de combustível permite que a empresa tenha mais autonomia no abastecimento de sua frota de veículos e equipamentos. Isso é especialmente útil em áreas remotas, ou em emergências, onde o acesso a postos de combustível pode ser limitado. 
  3. Flexibilidade de abastecimento – com esta solução as empresas podem escolher fornecedores de combustível e tipos de combustível que atendam às necessidades específicas de uma empresa ou área de negócio. Para além disso, os veículos e equipamentos da empresa podem ser abastecidos no local, o que economiza tempo e aumenta a eficiência operacional. 
  4. Favorecimento da economia de escala. Para empresas com grandes frotas, um depósito de combustível próprio pode tirar proveito da economia de escala na compra de combustível, reduzindo ainda mais os custos. 

O que é mais vantajoso, instalar um depósito de combustível ou um cartão frota? 

 

Ambas as soluções poderão ser vantajosas em função não apenas da atividade das empresas, mas também das necessidades de mobilidade da frota. A conjugação das suas soluções poderá, inclusive, ser uma mais-valia, na medida em que aumenta a versatilidade e flexibilidade de toda a operação,

A decisão entre um depósito de combustível próprio e um cartão frota dependerá das prioridades e das circunstâncias específicas da empresa. Algumas empresas podem optar por uma combinação das duas opções, usando cartões frota para cobrir necessidades de abastecimento em locais distantes e um depósito próprio para as operações centrais, por exemplo, devendo a análise ser feita caso a caso. 

Na Repsol, as empresas poderão encontrar ambas as soluções, sendo que em todos os momentos poderão contar com uma equipa de profissionais com grande experiência para o ajudar em todo o processo de decisão.