Área cliente
Contacte-nos
Contáctanos para nuevas contrataciones
o
Nós ligamos!
O número de telefone é obrigatório Deve inserir um número de telefone correto
Acepto la política de protección de datos.
Para continuar, deve aceitar a política de proteção de dados
Inteligência artificial aos serviços das empresas

Inteligência artificial aos serviços das empresas 

A Inteligência Artificial veio mesmo para ficar. Trata-se de uma das tecnologias mais promissoras deste novo século e promete grandes avanços para os tempos que se avizinham. Tendo por base esta perspetiva, as empresas estão a adaptar-se a estes tempos modernos. Isto porque, ao mesmo tempo que esta nova tecnologia traz inúmeras vantagens, surgem também inquietações sobre os seus possíveis efeitos sociais, éticos e até económicos.

Vários são os artigos que têm inundado as redes sociais e a imprensa sobre as possíveis consequências da utilização desta nova ferramenta. Neste artigo, iremos abordar o impacto da IA nas empresas, nos negócios, nas pessoas, na sociedade e até onde ela pode chegar com toda a sua envolvência. 

De que forma a inteligência artificial pode impactar as empresas? 

 

É inegável, a Inteligência Artificial está a transformar o modo como as empresas trabalham, oferecendo-lhes oportunidades únicas de crescimento e otimização. A partir de uma análise de grandes volumes de dados, a IA pode auxiliar os negócios a identificar comportamentos e tendências que, sem esta ferramenta, poderiam facilmente passar despercebidos. Isto possibilita uma tomada de decisões mais conscientes e esclarecidas com base em provas, ampliando a eficácia e a produtividade nas empresas. 

Para além disto, a Inteligência Artificial pode ser uma aposta na automatização das tarefas diárias, que muitas das vezes se tornam repetitivas e até aborrecidas, possibilitando que os colaboradores se foquem em atividades de carácter mais estratégico e criativo. Com a ajuda da automatização, pode-se reduzir custos operacionais e melhorar todo o workflow nas empresas, desde a linha de produção até ao serviço de apoio ao cliente. 

Como podem as empresas utilizar a inteligência artificial para melhorar os seus processos? 

 

As empresas podem começar a usar a inteligência artificial de várias maneiras para melhorar todos os seus processos. Um bom exemplo disto é a aplicação dos chatbots e dos assistentes virtuais no serviço de apoio ao cliente, que podem ter a tarefa de responder às perguntas mais frequentes e resolver de forma simples, rápida e eficaz vários problemas e situações. Isto visa melhorar a experiência que o cliente tem com o serviço ou produto que pretende e, em simultâneo, libertar recursos humanos para se focarem e lidarem com questões complexas que precisem de mais atenção e tempo.

Outra aplicação da inteligência artificial é a possibilidade que existe de personalizar serviços e produtos com base em comportamentos, hábitos e até preferências dos clientes. A partir de uma análise de dados comportamentais, as empresas têm a oportunidade de oferecer dicas, recomendações e, até, ofertas exclusivas e personalizadas, melhorando a percentagem de fidelização de um cliente e impulsionando as vendas.

A Inteligência Artificial pode, também, ser usada na gestão de stocks, gerindo encomendas e devoluções, provocando, assim, uma melhoria significativa na área da logística. Tudo isto resulta em operações mais eficientes com vista à redução de custos e recursos.

Desta forma, a Inteligência Artificial pode não só ajudar as empresas e os negócios a identificar novas oportunidades no mercado, como também no desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing mais eficientes. Com a análise de dados sobre o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado, as empresas podem, desta forma, atualizar todas as suas abordagens comerciais para fazer face às necessidades singulares dos seus clientes. 

Inteligência artificial aos serviços das empresas

Quais os setores que mais serão impactados pela inteligência artificial? 

 

A Inteligência artificial produzirá um impacto tremendo e significativo em vários setores da economia e da sociedade. Um dos primeiros setores a abordar será o da indústria, a partir da automatização impulsionada pela IA, que possibilitará o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, reduzindo assim os erros e as falhas humanas, ao mesmo tempo que irá melhorar qualquer processo de fabrico. Com a utilização de máquinas e de sistemas de inteligência, as empresas e negócios poderão obter uma maior produtividade.

Na saúde, a inteligência artificial pode ajudar no diagnóstico precoce de doenças, possibilitando tratamentos mais eficazes e, logo, aumentar a percentagem de sucesso na recuperação de pacientes. Para além disto, a IA pode ser utilizada para examinar quantidades grandes de dados médicos, facilitando, assim, o levantamento de insights que possam ser benéficos para o estudo e a descoberta de avanços médicos bastante significativos.

Na área da educação, a Inteligência artificial pode particularizar todo o processo de aprendizagem, adaptando qualquer conteúdo, bem como o ritmo de ensino, procurando ir ao encontro das reais necessidades de cada aluno. Assim, será fundamental para melhorar a compreensão e, consequentemente, o desempenho académico. Plataformas de estudo com bases em IA podem ser fundamentais no sentido de obter feedback e dados importantes em tempo real, para que os alunos melhorem o seu desempenho e alcancem os melhores resultados possíveis.

No setor financeiro, a inteligência artificial pode ter um grande impacto a partir do uso de algoritmos sofisticados nas análises de dados e riscos, bem como na previsão das tendências económicas, sem esquecer a identificação de irregularidades. A IA pode auxiliar os bancos e as instituições financeiras na tomada de decisões mais conscientes e informadas para reduzir os riscos associados às transações mais complexas a nível financeiro.

A Inteligência Artificial apresenta um enorme e extraordinário potencial para melhorar a qualidade de vida de todas estas áreas profissionais. Assim, as empresas e negócios podem otimizar todos os seus processos com vista ao impulsionamento e ao desenvolvimento dos vários setores da economia.

O seu impacto positivo é evidente em muitas áreas, mas também há que enfrentar os desafios éticos e sociais que não podem nem devem ser ignorados. A exequibilidade para implementar a IA de forma simples, justa, transparente e com responsabilidade é a base para aumentar todos os seus benefícios e diminuir possíveis riscos. Só com uma abordagem colaborativa e regras adequadas poderemos tirar pleno proveito dos benefícios da IA, para que tenhamos uma sociedade mais justa, equitativa, equilibrada e próspera. A capacidade de procurar um equilíbrio entre a inovação tecnológica e os valores humanos será o grande e verdadeiro desafio a ultrapassar, mais um para acrescentar a tantos outros já conquistados pela espécie humana ao longo da sua história.