A redução de gases com efeitos de estufa é um imperativo categórico para todos os setores da sociedade. Particulares, empresas e sociedade civil têm uma obrigação social para com as gerações vindouras, a obrigação de tornar o planeta terra mais sustentável.
Com a necessidade de transformação energética, surgem novos conceitos, como é o caso da logística verde ou logística ambiental.
O que é a logística verde?
Também designada de logística ambiental, a logística verde é, nada mais nada menos, do que um conjunto de medidas sustentáveis que têm como objetivo reduzir o impacte ambiental do setor logístico. Insere-se na logística verde todos os processos inerentes às operações logísticas, tais como a produção e armazenamento, mas também o próprio packaging, a gestão dos espaços e a economia circular.
Quais são os objetivos da logística verde?
A logística ambiental procurar um equilíbrio entre a componente económica e ambiental. Não pretende uma perda de competitividade ou eficiência das empresas, antes pelo contrário. Com a implementação de algumas medidas é possível o aumento da produtividade, ao mesmo tempo que se respeita o meio ambiente. Estes são alguns dos objetivos da logística verde:
- Diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, através da consciencialização de todos os agentes envolvidos.
- Incorporação de práticas de reciclagem e reutilização de materiais, por forma a tornar a economia cada vez mais circular.
- Utilização racional dos recursos, de maneira a diminuir os diferentes tipos de poluição, desde o solo, passando pela água até ao sonoro.
- Incremento da produtividade com a introdução de novos processos mais eficientes e inteligentes.
- Melhor gestão dos espaços, armazéns e stocks.
Quais são os desafios da logística verde?
O setor logístico, ao longo dos últimos anos, tem iniciado o seu processo de descarbonização, seja com a incorporação de biocombustíveis nos combustíveis líquidos, seja com a utilização de outras soluções que diminuem as emissões de gases com efeito de estufa, como é o caso do AdBlue. Não obstante, ainda são muito os desafios, mas também oportunidades, para tornar a logística mais verde, mais amiga do ambiente, tais como:
1. Utilização de combustíveis renováveis
1. Utilização de combustíveis renováveis
A eletrificação não é, neste momento, uma solução plena para este setor, pelo que os biocombustíveis, os combustíveis sintéticos ou outros gases renováveis (biometano e hidrogénio) ou com poucas emissões de gases com efeito de estufa (GNL) poderão ser a solução e ajudar este setor na transição energética.
A Repsol tem investido na produção de combustíveis alternativos, por forma a dar resposta não apenas a este setor, como também a outros que têm o mesmo desafio energético, como o setor da aviação ou marítimo.
2. Entregas last mile
2. Entregas last mile
As entregas de última milha, muitas vezes designadas de entregas last mile, são também um desafio para este setor. Com a obrigatoriedade de limitação de emissões em determinadas zonas das cidades, o setor logístico necessita de encontrar soluções mais sustentáveis para fazer entregas nestas zonas. Além da questão ecológica, existem ainda soluções de impacto social como é o caso da Koiki que faz entregas de última milha, com coletivos vulneráveis, em mobilidade suave. Outras soluções de pick-up points como é o caso dos smart lockers também já são uma realidade.
3. Investimento em processo mais sustentáveis
3. Investimento em processo mais sustentáveis
Como referimos, inserem-se na logística verde todos os processos inerentes à atividade, pelo que o investimento deverá ser direcionado para toda a cadeia de valor e não apenas para a última parte, que é o transporte.
O investimento deverá tornar mais eficiente a utilização dos recursos, privilegiando aqueles que têm um menor impacte ambiental e/ou que podem ser reutilizados.
4. Transformação paisagística e logística das cidades
4. Transformação paisagística e logística das cidades
As cidades estão, também elas, a repensar as suas infraestruturas para privilegiar a utilização de transportes mais sustentáveis e a ter em consideração a designada “poluição paisagística”. Desta forma, o setor logístico tem ainda o desafio de acompanhar todas estas alterações, de maneira a conviver de uma forma harmoniosa com as novas exigências legislativas dos próprios moradores.
5. Envolvimento de toda a cadeia de valor
5. Envolvimento de toda a cadeia de valor
Hoje em dia, é necessário não apenas tomar medidas que reduzam os diferentes tipos de poluição, como também consciencializar todos os agentes envolvidos na operação a seguir o mesmo objetivo. A consciencialização coletiva da pegada de carbono das operações é cada vez mais evidente.
Recomendações para as empresas implementarem uma logística verde
Existe uma série de medidas que as empresas podem implementar para tornarem a sua operação mais sustentável e (re)posicionar a sua responsabilidade socioambiental para com os seus diferentes públicos.
- Procurar rotas mais eficientes. Muitas das empresas, principalmente aquelas que têm a sua principal atividade no transporte, já têm as suas rotas otimizadas para reduzir custos e fazer com que a operação seja mais eficiente. Não obstante, existem atualmente tecnologias que permitem otimizar as rotas, não apenas pela vertente económica, mas também ambiental.
- Avaliar os fornecedores. A cadeia de valor começa muito antes da entrega, ou até mesmo do armazenamento e gestão de mercadorias. Analise o impacte ambiental dos seus fornecedores em toda a sua cadeia logística e procure consciencializar e estimular a introdução de práticas menos ofensivas para com o planeta.
- Reconfigurar a estratégia de armazenamento. A tecnologia poderá ajudá-lo a otimizar a sua operação, e mesmo a torná-la mais sustentável, porém a estratégia também tem um papel importante. A introdução de técnicas como a FIFO (first in, first out) ou FEFO (first expire, first out), entre outras, não necessitam de grande investimento tecnológico e poderão fazer a diferença na introdução de práticas relacionadas com a logística verde.
- Reavaliar a utilizações de embalagens. Caso faça parte da atividade da sua empresa o packaging, repense e reavalie os materiais que são utilizados e procure utilizar materiais biodegradáveis ou que sejam possível a sua reutilização. Se a sua empresa não atua nesta parte da cadeia de valor, deverá, como referido, procurar consciencializar os fornecedores para a adoção de práticas mais sustentáveis.
- Diversificar a frota. Em certo tipo de veículos, a eletrificação ainda não é uma solução, pelo que deverá continuar atento às novas soluções energéticas para este tipo de veículos. No entanto, caso a sua frota também tenha veículos ligeiros, poderá optar por viaturas híbridas ou elétricas e, assim, responder, diretamente, a três dos desafios da logística verde: utilização de energias renováveis, entregas last mile e acompanhar a transformação paisagística e logística das cidades.
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