Quais são as áreas que o Programa Portugal 2030 abrange?
O Programa Portugal 2030 vai ser implementado através de 12 programas. Estes programas definem como serão gastos os valores atribuídos pelos Fundos Europeus. De uma forma geral, este programa vai abranger 4 áreas globais:
COMPETE 2030
Esta área tem como eixo a inovação e a transição digital. Por um lado, visa promover um desenvolvimento harmonioso de todo o território. Por outro, vai contribuir para reduzir a disparidade entre os níveis de desenvolvimento das diversas regiões. Por isso, vai se focar nas regiões mais desfavorecidas para impulsionar a digitalização e a competitividade das PME. Estes projetos irão ser inseridos num contexto de promoção da transição ecológica e digital.
PESSOAS 2030
As pessoas vão estar no centro das preocupações, fazendo com que o programa contribua para promover uma sociedade mais inclusiva. Está dirigido para melhorar a demografia e as qualificações, ajudando a combater as desigualdades agravadas pela pandemia de COVID-19. Novamente, as regiões mais desfavorecidas do país são um foco principal. Os objetivos passam por ajudar a implementar políticas ativas de emprego, de educação e de formação, seja profissional ou superior.
SUSTENTÁVEL 2030
Como não poderia deixar de ser, a sustentabilidade vai ser uma grande área de atuação do Programa Portugal 2030. Para isso, serão apoiados os projetos de economia circular para responder ao desafio da transição energética. Assim, pretende especialmente impulsionar a descarbonização da economia, para cumprir o objetivo nacional de alcançar a neutralidade carbónica em 2025. Por isso, as intervenções centram-se principalmente na transição energética de mobilidade urbana, dos transportes ferroviário e marítimo-portuário.
MAR 2030
A finalidade desta área é apoiar investimentos na atividade pesqueira. Os apoios visam financiar a sustentabilidade das pescas, a eficiência energética, a descarbonização, a biodiversidade e a valorização dos produtos da pesca. Espera-se que, com este incentivo, se alcance também o desenvolvimento local.
Para além destas 4 áreas de atuação, foram ainda criados 5 programas regionais para Portugal Continental, 2 para as regiões autónomas e 1 programa de Assistência Técnica. Este último procura financiar as entidades que irão coordenar e gerir os fundos de cada candidatura.
Como poderei candidatar a minha empresa a um destes apoios?
As empresas podem candidatar-se ao Programa Portugal 2030 através do Balcão dos Fundos. Se ainda não está registado, este é o primeiro passo. Neste portal, vai conseguir também consultar os avisos e verificar o estado da sua candidatura.
Para além do preenchimento dos formulários, cada apoio tem uma listagem própria de documentos exigidos. Aconselhamos, pois, que consulte os programas existentes atentamente e veja qual a documentação que deve submeter.
Concluindo, Portugal 2030 é uma excelente oportunidade para obter financiamento para um forte desenvolvimento da sua empresa e para desenhar um caminho de sucesso para o futuro de todos nós.