Emulsões e emulsões modificadas
Emulsões e emulsões modificadas
Produtos são diversificados e inovadores.
Facilita a ligação entre as diferentes camadas que constituem um pavimento.
Aumentamos o desempenho do produto.
São a base fundamental que permitiu o desenvolvimento de tecnologias a frio nas estradas. Permite a sua utilização com um ligante a temperaturas mais baixas e, inclusive, à temperatura ambiente.
A sua utilização é adequada em situações de trafego intenso e condições climáticas adversas, para assegurar uma excelente união entre as camadas e uma melhor coesão com o agregado.
A sua propriedade termoaderente garante a não aderência a qualquer elemento até ao momento da aplicação da mistura betuminosa a quente, o que modifica a viscosidade do ligante e facilita a aderência entre as camadas.
Especialmente desenvolvida para a reciclagem a frio de pavimentos envelhecidos. É projetada especificamente para cada obra e fornece os componentes perdidos ao longo do tempo pelo betume original, devolvendo à estrada as suas características iniciais.
Desenvolvemos as gamas de emulsões ECOTEMP e RECITEMP para o fabrico e utilização de misturas betuminosas temperadas. Com elas conseguimos uma redução das temperaturas de produção, diminuindo assim as emissões, aumentando a segurança e a saúde laboral e economizando energia.
Formulada ad-hoc para o fabrico de misturas de granulometria aberta, armazenáveis, manipuláveis à temperatura ambiente e especificamente concebida para aproveitar a versatilidade e mobilidade oferecida pelos equipamentos de fabrico e espalhamento de misturas betuminosas.
Permite obter microaglomerados a frio de rutura muito rápida e coesões muito altas, capazes de suportar as condições de trabalho mais adversas.
Esta gama de emulsões possui uma grande estabilidade de armazenamento, permitindo melhorar o processo natural de sedimentação durante o armazenamento e transporte a longas distâncias.
Têm dúvidas?
O betume é um ligante preto, sólido ou muito viscoso à temperatura ambiente, insensível à água, cuja viscosidade diminui com a temperatura. Estas propriedades tornam-no adequado para o seu emprego na construção de estradas e impermeabilização de superfícies.
Uma estrada é uma infra-estrutura linear, cuja função é permitir o tráfego rodoviário de veículos, em condições adequadas de segurança e conforto. A construção de uma estrada é uma tarefa complexa e depende fundamentalmente do serviço que vá prestar. Basicamente, uma estrada configura-se à base de espalhar sucessivas camadas de materiais pétreos, de diferentes qualidades e resistências, em função da sua posição na estrutura da secção da estrada. Construtivamente, haverá diferenças, se temos de escavar no terreno para situar a nossa estrada (desmontes) ou se temos de acrescentar terreno (aterros). O maior "inimigo" das estradas, é o que as "desgastam", são as importantes cargas dos veículos pesados e os agentes climatológicos. As últimas camadas, sobre as quais estão em contacto directo os pneus dos veículos com a estrada, constituem o pavimento das mesmas. A maioria dos pavimentos de estradas constroem-se à base de misturas betuminosas, isto é, com mistura de pedras seleccionadas em tamanho e qualidade (seco) e betume ou asfalto, que é a "cola" preta que "une" as ditas pedras, para que a passagem dos veículos por cima delas não as desagregue.
A utilização de materiais tratados com cimento em alguma das camadas do pavimento de qualquer superfície pode dar lugar à possível reflexão de fissuras de retracção, de endurecimento ou térmica, destas camadas à superfície do pavimento, com os conseguintes problemas de incomodidade para o utilizador, risco de entrada de água no pavimento, deterioração da camada de desgaste,…
Além do mais, como já se mencionou em anteriores perguntas, a exposição do betume à intempérie faz com que se produza uma oxidação pelos raios ultravioletas procedentes do sol e pelo contacto com o oxigénio do ar, perdendo o betume as suas fracções mais ligeiras, tornando-se rígido e, portanto, perdendo as suas qualidades de flexibilidade e capacidade de adesão aos agregados da mistura.
Existem numerosos tipos de pavimentos em função da zona climática em que se encontram, assim como do tráfego que suportam. Deste modo, têm-se diferentes tipos de misturas, com diferentes granulometrias, e o tipo de ligante a empregar é diferente em cada caso, dependendo das exigências que deva suportar a estrada.
Também se considera que o tipo de mistura empregue para o pavimento de uma estrada de montanha não é o mesmo que o empregue numa via rápida de uma zona quente, além do mais, os requisitos exigidos para cada um dos componentes da mistura betuminosa são diferentes.