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Repsol e Iberia garantem incorporação de 5% de combustível sustentável no transporte aéreo de mercadorias da Inditex

  • As três empresas dão mais um passo nos seus objetivos de descarbonização ao optarem por este combustível alternativo, que reduz as emissões de CO2 em mais de 80% em comparação com a parafina de base mineral que substitui.

 

A Repsol e a Iberia assinaram um acordo com a Inditex para a compra de combustível de aviação sustentável, SAF, na sua sigla em inglês. O SAF utilizado representa 5% do combustível que a Iberia utiliza para transportar a mercadoria da Inditex nos seus voos.

A Iberia efetuou uma primeira compra de SAF para a carga da Inditex, que a Repsol fornecerá diretamente no aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas. A utilização deste combustível permite reduzir as emissões em mais de 80% em comparação com a parafina mineral que substitui, pelo que este acordo representa mais um passo nos objetivos de descarbonização das três empresas.

A Iberia, a Repsol e a Inditex estão a apostar nos  SAF como uma ferramenta fundamental para contribuir para a descarbonização do setor da aviação. O SAF fornecido pela Repsol está certificado e cumpre as normas do Anexo IX Parte B da Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia 2018/2001 II.

“Esta nova aliança com a Iberia e a Inditex reforça o nosso compromisso com os combustíveis 100% renováveis como uma alavanca para a descarbonização da mobilidade. O início da produção em grande escala de combustíveis 100% renováveis em Cartagena é um marco na nossa estratégia. Esta fábrica, que produz tanto diesel 100% renovável como combustíveis sustentáveis para a aviação, permitirá à Repsol estar preparada para fornecer ao setor da aviação o combustível necessário para concretizar as suas ambições de descarbonização”, afirmou Carlos Suárez, Diretor de Aviação Internacional da Repsol.

“O SAF é a melhor e mais imediata solução para avançar com a descarbonização do setor da aviação. Este acordo com a Inditex faz parte do nosso compromisso de atingir zero emissões até 2050. É um grande desafio que deve ser enfrentado à escala global e que só será alcançado graças a colaborações como a que acabámos de assinar entre a Iberia e a Inditex”, afirmou Teresa Parejo, Diretora de Sustentabilidade da companhia aérea.

O SAF posicionou-se como o melhor instrumento para descarbonizar o setor da aviação. Pode ser orgânico (produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais, biomassa ou outros resíduos, como os resíduos agrícolas) ou sintético (gerado a partir da captura de CO2 com hidrogénio verde). Uma das suas principais vantagens é o facto de poder ser utilizado em aviões e aeroportos sem qualquer modificação.