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João Ferreira e combustível 100% renovável
da Repsol fazem história no desporto motorizado 

  • João Ferreira alcança uma classificação histórica no Rally Dakar 2025, ocupando o 8.º lugar na competição, a melhor posição de sempre para um piloto português, ao volante do Mini JCW Rally Plus alimentado por Diesel Nexa 100% renovável da Repsol.
  • O piloto foi o único a competir com combustível 100% renovável, demonstrando que a descarbonização do desporto motorizado é possível sem comprometer o desempenho mesmo em competições de alto nível. 

João Ferreira e Filipe Palmeiro, a bordo do Mini JCW Rally Plus alimentado por combustível 100% renovável da Repsol, terminou o Dakar na 8.ª posição geral. O piloto português alcança assim o objetivo de se classificar entre os 10 primeiros na competição, resultado inédito em Portugal.

Ao volante do único carro em competição abastecido por combustível 100% renovável da Repsol, o resultado de João Ferreira marca um passo significativo no desporto motorizado, provando que a que descarbonização não só é possível, como não altera o desempenho em prova, mesmo em condições extremas como o rally Dakar. 

A utilização de combustíveis renováveis não exige modificações nos motores ou na infraestrutura de abastecimento, tornando-os uma alternativa viável e imediata para a redução de emissões de CO2, tendo evitando, durante esta edição do Dakar, a emissão de 12,7 toneladas de CO2 equivalente (CO2eq).

Com a parceria renovada para 2025, a equipa Repsol/João Ferreira continuará a reforçar a aposta na inovação e descarbonização no desporto automóvel, desmistificando o uso de HVO e promovendo soluções energéticas que combinem alta performance e respeito pelo meio ambiente.

 

O que é o combustível 100% renovável da Repsol?

O combustível 100% renovável da Repsol (HVO - Hydrotreated Vegetable Oil), é produzido a partir de resíduos (agrícolas, florestais, biomassas, gorduras animais, etc.), que não competem na cadeia alimentar e com origem comprovada por certificados emitidos pela entidade europeia International Sustainability Carbon Certification (ISCC). Os resíduos utilizados durante a produção passam por processos que lhe permitem originar um produto semelhante ao gasóleo fóssil tradicional tanto a nível químico como molecular.

Este biocombustível avançado permite a redução significativa das emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida, contribuindo para a economia circular, sem necessidade de alteração dos motores diesel já existentes sem qualquer alteração mecânica ou manutenção suplementar, desde que assim indicado pelo respetivo fabricante.

O HVO pode também ser armazenado, distribuído e abastecido nas infraestruturas existentes, o que também torna a sua utilização mais imediata e com menos custos.

Embora países como Espanha, Suécia, Países Baixos, Reino Unido e Alemanha já permitam a comercialização de HVO em estado puro a clientes particulares, em Portugal, a venda de HVO ainda só é permitida a frotas cativas - ou seja, a clientes empresariais.

A Repsol destaca-se como a única empresa em Espanha e Portugal com uma fábrica inteiramente dedicada à produção de combustíveis renováveis a nível industrial, localizada em Cartagena. Esta instalação tem capacidade para produzir 250 mil toneladas anuais de combustíveis renováveis a partir de resíduos. Os combustíveis renováveis representam um pilar essencial na estratégia da Repsol para acelerar a descarbonização do setor dos transportes e atingir o objetivo de zero emissões líquidas até 2050.